Radiologia e Diagnóstico por Imagem está no top 10 do ranking entre as especialidades mais procuradas, com 12.233 médicos radiologistas (63,9% masculino e 36,1% feminino). Por ser a especialidade médica que mais evoluiu nos últimos tempos, ela possui um mercado altamente competitivo.
Na Radiologia são utilizadas diversas radiações para fins diagnósticos e terapêuticos. Seus conjuntos de técnicas são capazes de detectar doenças através de imagens das estruturas internas do organismo.
O profissional que deseja seguir essa carreira precisa ser versátil e ter conhecimento geral sobre toda Medicina, pois acontece muita troca com outras especialidades. Cabe ele também escolher quais os melhores exames a serem feitos, os protocolos corretos, entre outras tarefas. Confira na matéria o raio X completo dessa carreira!
O QUE FAZ E QUAL O CAMPO DE ATUAÇÃO DE UM RADIOLOGISTA?
O médico radiologista prepara e opera equipamentos de diagnóstico por imagem e é o único habilitado a interpretá-los. Para realizar tais atividades ele precisa ter conhecimentos gerais em formação e interpretação de imagens radiológicas, anatomia humana e tecnologias.
O campo de atuação destes profissionais é bastante vasto, podendo trabalhar em Hospitais Clínicas de Radiologia, Clínicas de Diagnóstico por Imagem e Laboratórios Ambulatórios.
A rotina de um profissional da Radiologia é extremamente operacional. Atualmente a área abrange uma variedade de técnicas, tais como: Mamografia; Ultrassonografia; Radiologia geral e contrastada; Ressonância magnética; Radiologia intervencionista; Tomografia computadorizada.
REMUNERAÇÃO EM RADIOLOGIA
De acordo com o site salario.com, o salário inicial para um Radiologista recém-formado é de R$3.321,13 para uma jornada de trabalho de 21 horas semanais.
Já a média salarial em Radiologia é de R$6.437,21, para uma jornada de trabalho de 23 horas semanais. Lembrando que o médico pode ganhar mais ou menos, conforme suas experiências e as habilidades profissionais.
PERFIL DO RADIOLOGISTA
Para evitar tratamentos incorretos e complicações, o radiologista precisa tomar decisões rápidas e corretas. Outro ponto importante é ter controle emocional, já que a radiologia de diagnóstico auxilia na visualização de tumores, disfunções renais e demais doenças que não podem afetar o profissional a ponto de interferir na orientação com o paciente.
Também são atributos básicos desse profissional: proatividade, agilidade e capacidade de trabalhar sob pressão. Isso porque o tempo entre a geração e o armazenamento das imagens, a emissão do laudo e a análise pelo médico devem ser rápidos para não agravar ainda mais o quadro clínico do paciente.
Outras características desse profissional é o bom senso, compreensão, paciência e sensibilidade. Esse combo é imprescindível na vida de um radiologista, visto que na maioria das vezes atendem pacientes que estão em estado de fragilidade crônica. Mas cuidado: não pode haver o desequilíbrio emocional nem a frieza excessiva. É preciso de equilíbrio!
PERFIL DO PACIENTE DE RADIOLOGIA
O Radiologista atende todas as faixas etárias, porém há mais recorrências nos atendimentos em pacientes a partir dos 40 anos. O nicho dessa especialidade é bastante amplo, onde cada vez mais brasileiros estão buscando por tratamentos preventivos e rotineiros.
Houve uma crescente procura pelos serviços desses especialistas nas clínicas através dos planos de saúde. As principais queixas e patologias: osteoporose, fraturas, câncer de mama, tumores nódulos ou calcificações, lesões, esclerose múltipla, tumores hepáticos, carcinóides, melanoma ocular, complicações no transplante de fígado, etc.
MERCADO DE RADIOLOGIA
O aumento na facilidade do acesso aos planos de saúde fez com que a necessidade de profissionais da Radiologia também crescesse. Hoje, a população faz mais exames que precisam desses profissionais para acontecer.
Por conta dessas procura de serviços, atualmente há uma alta demanda de exames e plantões por todo o país.
O médico de Radiologia pode escolher trabalhar tanto no setor privado como no público, e com diversos métodos de imagem. As opções variam desde trabalho em casa via Telemedicina, regime de plantão ou “períodos” de laudos.
A cidade com mais ocorrências de contratações e por consequência com mais vagas de emprego para Radiologista é o Rio de Janeiro. O mercado de trabalho na Radiologia, principalmente nas grandes capitais, está cada vez mais competitivo.
RESIDÊNCIA MÉDICA EM RADIOLOGIA
Para ter o registro de Radiologista, são necessários 3 anos de Residência em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, de acesso direto, em instituição credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC).
Depois de concluir a especialização, ainda é preciso passar pelas provas teóricas e práticas do exame de suficiência do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR). Só depois de aprovado que ele recebe o título de especialista em radiologia médica.
SUBESPECIALIDADE DE RADIOLOGIA
A subespecialização de Radiologia, geralmente é escolhida para uma região do corpo: mamários, torácicos, músculo-esqueléticos, entre outros. Veja abaixo as áreas:
AVANÇOS DA ESPECIALIDADE
A combinação das tecnologias de informação com a comunicação, promoveu avanços no campo da Radiologia Médica. Dentre eles é a união entre a Radiologia e a Telemedicina, ou a chamada telerradiologia, que possibilitou a emissão de laudos radiológicos a distância.
Com os registros digitais, radiologistas conseguem manipular as imagens, dando zoom ou aumentando o contraste, observando melhor qualquer alteração ou suspeita. Todos os laudos são assinados digitalmente, conferindo segurança e confiabilidade ao diagnóstico.
Por meio da telerradiologia, clínicas em locais remotos têm ampliado a sua oferta de exames e dessa forma, diminuído a carência de médicos radiologistas no Brasil.
DISTRIBUIÇÃO REGIONAL DOS radioLOGISTAS
A distribuição de Radiologistas recém formados está localizado, principalmente nas regiões do Sudeste e Nordeste. Veja a distribuição completa dos especialistas no Brasil: Sudeste (52,9% 53); Nordeste (17,8% 18); Sul (16,9% 17); Centro-Oeste (9,1% 9) e Norte (3,4% 3).
FICHA TÉCNICA DE RADIOLOGIA
SE INTERESSOU?
Se você acha que esse é seu futuro, corre para pesquisar os próximos concursos de Residência Médica! Caso contrário, pode conferir outras especialidades no nosso Guia do R1.
Outras Carreiras Médicas:
Se identificou com Radiologia? Pensa em seguir outra Carreira Médica? Conta pra gente nos comentários!