Carreira Médica: Urologia

00/00/0000 - Se você está considerando fazer residência em Urologia, chegou ao lugar certo! Confira na matéria abaixo tudo o que você precisa saber sobre essa especialidade.

A Urologia é uma especialidade médica cirúrgica dedicada ao estudo e ao tratamento de doenças que acometem o trato urinário masculino e feminino. Além disso, o urologista também é apto a tratar do sistema reprodutor dos homens e tudo que envolve a sua Andrologia. 

Ao longo da residência, os estudos envolvem os rins, glândulas supra renais, bexiga, uretra e ureteres, além do pênis, testículos, vesículas seminais, ducto deferente, epidídimos e próstata - assim como as doenças que acometem esses órgãos.

A residência em Urologia dura 5 anos, exigindo pré-requisito de dois anos em Cirurgia Geral, e mais 3 anos na subespecialização. 


Área de atuação

 

Podemos dizer que a Urologia é uma especialidade bem ampla pelos diferentes caminhos possíveis que esse profissional pode seguir. 

No dia-a-dia, é possível atender em consultório focando em andrologia, uroginecologia, urologia pediátrica, endourologia, uro-oncologia, dar plantões presenciais em hospitais ou ficar de sobreaviso.

Além disso, é importante lembrar que a urologia é uma especialidade cirúrgica, abrindo ainda mais o leque de possibilidades para o profissional uma vez que ele ainda pode focar em cirurgias de todos os tipos, como abertas, laparoscópicas ou robóticas.


Perfil do profissional

 

Por se tratar de um médico de uma especialidade tão abrangente, esse profissional gosta de estudar sobre diversos assuntos e da possibilidade de atuar tanto em clínica quanto em cirurgias. 

É comunicativo e costuma manter o bom humor para lidar da melhor forma com seus pacientes e demonstrar confiança.

Vale ressaltar que essa é a especialidade com maior número de profissionais do sexo masculino, sendo eles 97,7% dos 5.916 urologistas na ativa, no Brasil.

A média de idade dos profissionais atualmente no mercado é de 49 anos.
 


Perfil do paciente

 

Apesar da especialidade também cuidar do trato urinário feminino e possibilitar o acompanhamento de pacientes durante todos os anos de vida, o perfil dos pacientes de um urologista costumam ser de homens com 50 anos ou mais.

 

Mercado e Remuneração

 

A Urologia é uma especialidade em constante evolução e cada vez mais procurada pelos futuros residentes.

Segundo dados do salario.com.br, um médico urologista recebe, em média, 3.688,18 em uma jornada de trabalho de 30 horas semanais e seu teto salarial pode chegar a R$8.724,71.


Distribuição regional:

 

SE INTERESSOU?!


Se você gostou desse panorama e acha que essa é a sua especialidade, confira agora quais são os próximos concursos de Residência Médica! Mas, se ainda estiver pensando em outras possibilidades dentro da Medicina, vem aqui no Guia do R1.

comaprtilhar 0 0 411
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO