Psiquiatria

00/00/0000 - Saiba tudo sobre a Carreira de Psiquiatria: mercado para a especialidade, salário, perfil do psiquiatra, Residência Médica e muito mais. Confira agora no Soul Medicina!

Nos últimos tempos, a Psiquiatria vem ganhando bastante destaque no país e já é a 11ª especialidade mais procurada. Isto porque o estresse e ansiedade estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, ocasionando sérios transtornos mentais, como a depressão. Por ser direcionada aos cuidados mentais, esta área se tornou muito importante e essencial para a sociedade.

Hoje já são mais de 10 mil psiquiatras no Brasil, com uma média de idade de 45 a 49 anos (Masculino 55,5% e Feminino 44,5%). Estes profissionais são responsáveis pelo diagnóstico, prevenção e tratamento de distúrbios de comportamento.

E ao contrário do que muitos pensam, o Psiquiatra não trabalha só em hospícios e não serve só para receitar medicamentos e fazer encaminhamento ao psicólogo. Estes são um dos estigmas criados em torno da especialidade, e o Soul Medicina veio para quebrar os mitos e revelar tudo sobre a carreira médica

 

 

O QUE FAZ E QUAL O CAMPO DE ATUAÇÃO DE UM PSIQUIATRA?

O campo de atuação do psiquiatra é amplo e está em constante expansão. Sua principal atribuição consiste em reduzir sintomas ligados aos transtornos mentais dos pacientes, como a depressão, buscando melhorar a qualidade de vida e promover a saúde mental dos mesmos.

A psiquiatria ainda é muito associada aos hospícios e ao tratamento de pessoas com diagnósticos mais graves relacionadas a transtornos mentais. Contudo, não é somente nesses ambientes que estes profissionais trabalham. O médico psiquiatra pode atuar em instituições de saúde mental, clínicas e consultórios, hospitais, tanto no setor público quanto no privado. Dentre suas funções, estão: 

 

Diferença entre:

Psicólogo (trata os transtornos por meio de técnicas psicoterápicas, investigando aspecto social e comportamental das pessoas) 

x

Psiquiatra (cuida da parte fisiológica e química envolvendo o cérebro humano - a mente, se preocupa em reduzir os sintomas, identifica as alterações psicológicas e tratando-as com medicamentos).

 

 

REMUNERAÇÃO EM PSIQUIATRIA

De acordo com a pesquisa do “salario.com.br”, o salário incial de um médico Psiquiatra é de R$6.345,73 mensais, para uma jornada de trabalho de 21h semanais.

Já a média salarial pode ultrapassar a faixa de R$7.078,61 no mercado brasileiro, para uma jornada de 20h semanais. Lembrando que os rendimentos podem ser bem maiores, pois a maioria dos médicos possui mais de um emprego (consultório próprio, fazem meio turno e plantões por fora). 

 

 

PERFIL DO PSIQUIATRA

Assim como o psicólogo, o psiquiatra precisa ser atencioso, sensível e capaz de compreender o diferente para trabalhar com o psicossocial do paciente. Afinal, esse profissional cria vínculos intensos com seus pacientes, tanto de maneira positiva quanto negativa. Ao mesmo tempo que podem receber elogios, estão vulneráveis a ameaças. Por isso, é necessário que este profissional tenha maturidade para discernir cada caso.

Além disso, o profissional que deseja se formar em psiquiatria deve:

 

PERFIL DO PACIENTE DE PSIQUIATRIA

Os pacientes de Psiquiatria vão desde adolescentes até os idosos, de ambos os gêneros. Os tratamentos são a longo prazo e isso faz com que os pacientes sejam sempre os mesmos. As patologias mais predominantes são:

 

MERCADO DE PSIQUIATRIA

Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), as doenças mentais são um das maiores causas de atendimentos de urgência no país. Estima-se que 20% da população mundial pode desenvolver alguma patologia mental ao longo da vida.

Com isso, a perspectiva de trabalho na área tornou-se promissor, sendo a atuação dos psiquiatras vital para a humanidade nos próximos anos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a depressão será o 2º maior problema de saúde no mundo a partir de 2020, perdendo apenas para as doenças cardíacas. 

Ao passo que doenças como doenças como síndrome do pânico, transtornos obsessivo-compulsivos e  esquizofrenia vão sendo diagnosticadas com maior frequência. Ou seja, quem escolher a carreira de Psiquiatria terá uma longa jornada de trabalho pela frente

Por conta dessas procura de serviços, atualmente há uma alta demanda de consultas e plantões por todo o país, fomentando um mercado altamente competitivo. A cidade com mais ocorrências de contratações e por consequência com mais vagas de emprego para Psiquiatras é São Paulo (SP).

 

 

RESIDÊNCIA MÉDICA EM PSIQUIATRIA

A busca pela especialização em Psiquiatria é acirrada. A Residência Médica dura 3 anos, é de acesso direto e possui 592 vagas por ano. Esta área reúne 2,7% dos especialistas e representa 4,1% das vagas ocupadas de RM. 

O residente precisa cumprir estágios em áreas como emergência psiquiátrica, enfermagem, clínica médica e neurologia.

 

 

SUBESPECIALIDADES DE PSIQUIATRIA

Depois de conquistar o título de Psiquiatra, é possível fazer mais um ano complementar nas seguintes subespecialidades:

 

 

AVANÇOS DA ESPECIALIDADE

A Psiquiatria é uma especialidade que está em constante crescimento. Conforme a ciência desvenda os mistérios do cérebro humano, diversos novos transtornos acabam sendo identificados. Essas descobertas, publicadas muitas vezes nos  artigos científicos, permitem o surgimento de novas formas de tratamento cada vez mais eficazes e com menos efeitos colaterais.

Por isso é importante que os Psiquiatras estejam em constante atualização para proporcionar tratamentos de qualidade aos portadores de doenças mentais. Sem o diagnóstico precoce e a terapia adequada, os pacientes ficam sujeitos a incapacidade social e até a mortalidade precoce.

Felizmente, nos últimos anos houve uma avalanche de fármacos para Depressão, Bipolaridade, esquizofrenia, entre outros avanços. 

 

DISTRIBUIÇÃO REGIONAL DOS PSIQUIATRAS

90,1% dos Psiquiatras trabalham nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Logo, há uma grande carência desses profissionais nas regiões Norte e Centro-Oeste, que juntas contam com apenas 9,9% do total desses médicos. Veja a distribuição completa dos especialistas no Brasil: 

 

 

FICHA TÉCNICA DE PSIQUIATRIA

 

SE INTERESSOU?

Se você acha que esse é seu futuro, corre para pesquisar os próximos concursos de Residência Médica! Caso contrário, pode conferir outras especialidades no nosso Guia do R1.

Outras Carreiras Médicas: 

 

Se identificou com Psiquiatria? Pensa em seguir outra Carreira Médica? Conta pra gente nos comentários!

 

comaprtilhar 9 0 0 2192
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO