A alimentação influencia muito nos seus estudos e por isso é tão importante saber que você precisa dar uma atenção especial ao que come, afinal, seu cérebro está em um corpo físico e tudo está conectado.
A maneira em que você aprende, como se concentra, a sua atenção e até a sua memória estão diretamente ligados a capacidade de geração de energia e para adquirir energia é necessário se alimentar bem.
SE ATENTE PARA A QUANTIDADE DE VEZES QUE VOCÊ COME
Ter uma rotina e um cronograma de estudos é importante, mas você não pode esquecer de incluir a hora de se alimentar. Os nutricionistas recomendam que a alimentação seja feita de 3 em 3 horas para manter o metabolismo funcionando e ativo.
O quE comer?
Para que seu corpo fique saciado e com energia por mais tempo, é recomendado ingerir alimentos integrais e ricos em fibra, pois eles vão fazer com que seu organismo realize a digestão mais lentamente. Quando você está mais saciado e com mais energia, a sua predisposição para estudar cresce e seu cérebro funciona melhor contribuindo para a sua concentração.
Alimentos com zinco, ferro, fósforo e selênio colaboram para as trocas elétricas e mantêm o cérebro ativo. Esses elementos podem ser encontrados em grãos, vegetais com coloração verde escuro, raízes e sementes. Cebola, espinafre, kiwi, maçã, morango e uva possuem substâncias que são responsáveis por criar conexões entre os neurônios, e as vitaminas de complexo B encontradas em alimentos integrais, proteínas e sementes ajudam a equilibrar e regular a troca de informações entre os neurônios.
A gema do ovo tem nutrientes que atuam na construção da membrana de novas células cerebrais e na atividade da memorização, e as frutas cítricas como a acerola e a laranja possuem vitamina C que contém ação antioxidante e ajuda no sistema imunológico.
se sente sempRe cansado?
Procure ingerir psicoestimulantes naturais, como a canela, gengibre e bebidas ricas em cafeína e taurina como o chá preto, chá mate e chá verde, mas tenha cuidado para não abusar, pois o exagero pode prejudicar a sua saúde causando ansiedade e afetando o funcionamento cerebral. Se você tiver problemas com hipertensão, mantenha distância desses alimentos.
o queridinho dos estudantes
O café é o melhor amigo de muitos estudantes e ele pode ser um grande parceiro, mas deve ser ingerido com moderação. De acordo com pesquisadores, a cafeína e os antioxidantes do café são capazes de agir como protetores de atividades cerebrais e evita doenças como mal de Alzheimer e Parkinson.
hidratE-Se
Sabemos da importância da água, por isso é imprescindível que você se mantenha hidratado, pois a desidratação causa sonolência e fadiga influenciando no seu rendimento. Hábitos saudáveis associados a uma rotina de estudos formam uma boa fórmula para melhorar o seu aprendizado.
Corrija seus hábitos, melhore seu estilo de vida e siga o seu objetivo, pois isso será primordial para um maior rendimento.