5 dicas para conciliar o internato com os estudos para residência médica

- Conciliar o internato e os estudos para a residência médica pode ser uma tarefa difícil, mas não impossível. Confira 5 dicas que vão te ajudar nessa dupla jornada.

Sabemos que administrar os estudos para a residência médica e o internato não é nada fácil. Às vezes somos vencidos pelo cansaço, pela escassez de tempo ou até mesmo pela falta de foco.

Por isso, nós separamos algumas dicas para você conseguir se manter firme na sua jornada e tornar esse desafio mais fácil dentro da rotina!

Ser organizado é fundamental para você conseguir realizar todas as suas tarefas e ter um bom desempenho em cada uma delas. 

 

Tire um tempo para entender os seus compromissos, obrigações e necessidades e planejar a sua semana com calma, respeitando os seus limites. Assim,você não perderá tempo, não esquecerá de fazer nada e nem deixará para fazer as coisas de última hora.

 

E lembre-se sempre: adapte a sua rotina quando necessário e tenha bem claro quais são suas prioridades. Os imprevistos acontecem, mas você pode - e deve! - estar preparado!

Mantenha sempre com você um espaço para anotações (físico ou digital, dependendo da sua preferência!) que te permita listar todas as suas tarefas e prazos. Organize seu cronograma visualmente para que você consiga ver, sem dificuldade, o que você precisa fazer, o que já está feito e o que precisa ser reprogramado para não deixar de entregar nada e, principalmente, não sacrificar o seu tempo livre de descanso por falta de planejamento!

A motivação vai ser a sua grande aliada nesse processo. Ela vai ajudar a manter o foco e a não desistir, mesmo com todas as dificuldades. 

 

Trace os seus objetivos e tenha sempre em mente que você vai conseguir atingir as suas metas. O planejamento vai ajudar bastante aqui também, pois com tudo anotado você conseguirá visualizar melhor o seu cenário e entender que lá na frente o seu sucesso te espera.

 

Uma boa dica aqui é criar gatilhos e recompensas para suas atividades! Se desafiando e esclarecendo os ganhos a cada tarefa cumprida, você consegue se motivar sempre, mesmo que com coisas pequenas! 

 

Você pode estabelecer, por exemplo, que conseguindo terminar a revisão do conteúdo ao longo do dia, pode assistir ao final da série à noite ou, se eu mantiver a rotina da semana intacta, pode descansar sem culpa nos dias de folga. Crie seus próprios gatilhos de motivação de acordo com a sua rotina e gostos, garantimos que vai ajudar a deixar as obrigações mais leves!

 

 

Nem todas as pessoas aprendem da mesma maneira e encontrar o método de estudos que mais funciona pra você vai facilitar o seu aprendizado e otimizar o seu tempo, além de aumentar a sua produtividade. 

 

Confira algumas técnicas e métodos de estudos que podem ser perfeitos para você:

 

Método de Estudo Cornell;

Método de Estudo Viagem Mental;

Método de Estudo OK4R;

Técnica Mnemônica;

Técnica de Estudos Feynman;

Técnica Pomodoro;

Como organizar sua revisão;

 

 

Uma grande aliada nesse processo pode ser a tecnologia. Atualmente, existem inúmeros aplicativos que tem como função te ajudar a se organizar e gerenciar melhor o seu tempo, além da câmera, bloco de notas e gravador de áudio que podem ser super úteis para registrar momentos ou informações importantes de forma rápida.

 

Os alunos Medgrupo, têm acesso exclusivo ao app Medsoft Pro, que além das aulas, simulados e revisões, disponibiliza funções específicas para facilitar o aprendizado como os Mapas Mentais, que possibilitam representar visualmente e esquematizar o conteúdo das aulas. 

 

E isso tudo sem contar o fato da conectividade constante que te mantém informado e em contato direto com quem você precisa falar. 

 

Mas cuidado! É muito fácil se deixar levar pelas distrações do celular. Tenha foco e responsabilidade para saber a hora de focar e o momento de relaxar.

 

 

É fundamental que você tenha equilíbrio ao estudar e trabalhar, pois isso influencia diretamente no seu rendimento. Mantenha sempre o foco e a determinação, mas sem esquecer que descansar é fundamental.

 

Então, quando for organizar a sua semana, não deixe de separar um momento para o seu lazer e descanso. Você vai ver como isso fará uma diferença gigante na sua rotina!
 

E aí, gostou das dicas?! Se você tem algum amigo que está lutando para se manter firme na sua dupla jornada, manda essa matéria para ele!

comaprtilhar 9 0 0 3396
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO