O caminho da medicina até o sucesso na carreira médica!

- O caminho para exercer a medicina é longo e, por isso, trouxemos ele todo explicado aqui para você não ter dúvidas do seu percurso até o sucesso!

Quem nunca ouviu a famosa frase “Você vai ter que estudar muito” ao falar que sonhava em seguir a carreira médica?! 

Pois é, por mais clichê que ela soe, todos que desejam atuar na área da saúde têm, de fato,  um longo e árduo caminho a percorrer. Mas fica tranquilo que a gente trouxe todas as etapas desenhadinhas pra você ter certeza de todo o percurso que um médico precisa seguir para atingir a tão querida carreira de sucesso.

1 - Vestibular

A largada desse percurso começa na decisão de que faculdade fazer. A Medicina é o curso mais concorrido entre as universidades do Brasil e o que possui uma das maiores notas de corte no ENEM. Portanto, a dedicação começa desde a preparação para o vestibular para poder ter certeza de que a sua vaga será garantida!

2 - Graduação 

Apesar da grade curricular do curso ser organizada de forma diferente de acordo com cada faculdade, as matérias são praticamente as mesmas e, ao longo dos 12 semestres, costumam se dividir entre: Ciclo Básico, Ciclo Clínico e Internato.

2.1 - Ciclo Básico.

Aqui, você terá o primeiro contato com o universo da medicina e, durante dois anos, estudará matérias teóricas e introdutórias sobre o funcionamento do corpo humano. E sim, é nesse período que entra a famosa Anatomia (a gente sabe que você já tava se perguntando isso...!)

2.2 - Ciclo Clínico

A partir do terceiro ano de faculdade - e pelos próximos 4 semestres, as matérias passam a dar mais ênfase ao estudo das doenças. Pode começar a se animar que é aqui que você terá a oportunidade de conhecer hospitais-escolas, interpretar exames e ter seus primeiros contatos com pacientes. 

2.3 - Internato

Também conhecido como “Estágio Supervisionado Obrigatório”, essa é a reta final para sua formação em Medicina na Graduação! Provavelmente nesse estágio do curso você já terá em mente a área de especialização que deseja seguir. 

A ideia aqui é que você possa integrar todo o conhecimento teórico assimilado durante a faculdade com a prática real da profissão e com a noção das posturas básicas necessárias durante o trabalho. Então, além das aulas práticas em hospitais-escolas, você dará plantões podendo até, dependendo da instituição, realizar procedimentos simples como algumas suturas. 

3 - Registro CRM

“Prometo que, ao exercer a arte de curar, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência”.

Tá preparado para esse juramento?! Porque nessa etapa, você já o terá feito! 

Após passar pelos três ciclos da Graduação e receber o seu diploma, você estará pronto para fazer o seu registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) e, ao fim desse processo, você será um médico generalista apto a exercer suas atividades.

4 - Preparatório para a prova de Residência Médica 

Esse é um momento decisivo para a carreira de todo médico. Por isso, não é à toa que a preparação para a prova de Residência Médica seja tão intensa!

Além de muita dedicação e esforço, uma base sólida de conhecimento faz toda a diferença nessa etapa do percurso. Sendo o momento ideal de preparação para a Residência o quinto e sexto ano de faculdade, a busca por cursos preparatórios é cada vez maior e, aqui, a gente te ajuda com alguns pontos essenciais para considerar na hora de escolher o seu:

 

  • a metodologia
  • a estrutura
  • a organização
  • o índice de aprovação
  • a qualidade do ensino
  • o relacionamento com os alunos
  • os valores e missão da instituição

Enquanto o seu momento não chega, você já pode começar a pesquisar qual é o melhor curso para você e aproveitar para seguir acompanhando o @soulmedicina! Estaremos sempre aqui durante o seu percurso.

5 - Residência Médica R1

Depois de passar pela preparação e pela aprovação na prova, você se dedicará durante dois anos para se tornar um médico especialista em uma das 55 áreas da profissão. Com dedicação de 60 horas semanais, incluindo 24 horas de plantão, os residentes realizam atividades remuneradas sob a orientação de médicos especialistas de elevada qualificação ética e profissional. 

Como uma pós-graduação destinada a médicos sob a forma de curso de especialização, a Residência é mais uma etapa intensa e muito disputada da carreira, uma vez que pelo menos 30 mil estudantes se formam em Medicina todos os anos, mas há apenas de 10 a 11 mil vagas oferecidas para os residentes em todo o país. Atualmente, contamos com 502.475 médicos formados no Brasil

6 - R3 

Dependendo da área escolhida para se especializar, você ainda terá mais essa etapa pela frente. A R3 é a Residência Médica que, para fazer, você precisa ter concluído uma primeira especialização para então prestar o concurso. Na maioria dos casos, os pré-requisitos costumam ser R1 em Clínica Médica, Cirurgia Geral ou Pediatria, mas cada especialidade tem um caminho, então não deixe de pesquisar e se informar para ter em mente tudo o que você precisa para se preparar. 
Para te ajudar, temos essa lista com algumas das especializações e todos os detalhes que você precisa saber sobre elas para escolher qual você quer seguir! 

7 - R4

Assim como na R3, na R4 você também necessita de uma especialização prévia para então poder concorrer à prova. 

Se pegarmos, por exemplo, o caso da Psiquiatria Infantil, você precisaria cursar três anos de pré-requisito em Psiquiatria (R1) para, então, no 4º ano, prestar o concurso para a sub-especialidade R4 desejada. 

Vale lembrar aqui que você ainda pode desejar seguir ainda o caminho de uma outra sub-especialização, demandando mais algum tempo de estudo, para então exercer a sua sonhada profissão.

8- Sucesso!

Parabéns! Essa é a etapa que você e todos os (quase) médicos desejam chegar!

Independente do caminho que você escolher trilhar dentro da Medicina, o foco é um só: o sucesso! 

A realização de cruzar a linha de chegada será incrível, mas lembre-se sempre de nunca deixar de lado o objetivo principal que o deve guiar ao escolher essa carreira: o cuidado pelo outro. 

Ah, e por mais que você tenha chegado lá e se tornado um médico, o estudo, as técnicas e as possibilidades dentro dessa profissão nunca acabam! Esteja sempre antenado nas novidades e disposto a aprender novas soluções e caminhos. 

E aí, já sabia de todas essas etapas? Ficou animado?! Compartilha essa matéria com aquele seu colega que ainda está perdido na escolha e mostre pra ele qual é o caminho da medicina até o sucesso!

comaprtilhar 21 0 0 6219
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO