Dicas para prova de Residência Médica em Cardiologia

- Aprenda como se preparar para a prova de Residência Médica em Cardiologia e veja como está atualmente o mercado dessa especialidade. Tudo isso na matéria!

Já apresentamos aqui as possíveis alternativas para construir a tão sonhada Carreira Médica após a graduação. Compartilhamos também um guia do R1 com todas as possíveis Residências de acesso direto. Das 53 especializações que compõem o programa, a Cardiologia é umas das especialidades mais procuradas nos últimos anos.

Quer saber o que faz, como funciona e qual a melhor forma de se preparar para a prova de Residência Médica de Cardiologia? Então vem com a gente!

 

COMO FUNCIONA A RESIDÊNCIA MÉDICA EM CARDIOLOGIA

Na Demografia Médica de 2018, a carreira de cardiologista aparece como a 12ª especialização mais procurada. Porém, antes da Residência em Cardiologia, o profissional precisa ter uma especialização em Clínica Médica.

A carga horária do residente de Cardiologia deve ser cumprida da seguinte forma:

  • 30% em Unidade de Internação;

  • 20% em atividades ambulatoriais;

  • 15% em urgência e emergência;

  • 10% na Unidade de Terapia Intensiva (UTI); e

  • 5% atuando em métodos diagnósticos não invasivos e hemodinâmica.

Quanto ao processo seletivo, o Residente terá que fazer uma prova escrita e passar por uma análise de currículo, ambas valendo, respectivamente, 90% e 10% da sua avaliação geral. Nesta última etapa devem ser comprovadas todas as experiências e participações em congressos, seminários, estágios e atualização.

Outras vivências que podem ser avaliadas são cursos digitais e de educação continuada, visto que também promovem o aprimoramento profissional. Quanto mais cursos complementares, mais interessante é o seu currículo para a banca avaliadora -ainda mais se sua trajetória acadêmica for também especializada naquela área.

O DIFERENCIAL DE um ecg para a residência médica

O Eletrocardiograma (ECG) é um dos exames mais pedidos pelos Cardiologistas e serve para medir a atividade elétrica do coração. Ele é um teste simples, capaz de detectar anomalias no ritmo e funcionamento do órgão por meio de sensores posicionados. É um procedimento bem simples que oferece dados muito importantes.

Se qualificar em ECG e aprender a fazer a leitura correta desse exame é importante por vários motivos: se você for um acadêmico de Medicina, ele te prepara para uma prova de Residência; mas se já for formado, ter esse curso pode ser um diferencial no seu currículo e melhorar seu atendimento.

Para quem vai fazer a Residência em Cardiologia, a importância de interpretar um ECG é ainda maior. Tanto em avaliação escrita, quanto prática! Não só na Residência mas em qualquer programa de especialização –se ainda não sabe, deixa que a gente te explica a diferença entre as duas.

Se planeja atuar como clínico solo, se liga em como abrir o consultório médico e conquistar seus primeiros pacientes.

 

CARACTERÍSTICAS DE UM BOM RESIDENTE EM CARDIOLOGIA

Em Cardiologia é imprescindível que o residente esteja bem informado e antenado na sua área. Devido a grande quantidade de investimentos, a Cardiologia é uma das áreas onde o conhecimento progride de maneira exponencial. Isso tanto em termos de assistência e tratamento, quanto em pesquisas.

Diariamente surgem novidade como: drogas, métodos cirúrgicos e tratamentos. Portanto, para que o especialista ofereça o melhor atendimento a seus pacientes, é fundamental que ele esteja atento às divulgações e lançamentos da área.

Se quiser dicas mais abrangentes para todas as especialidades, descubra como ser um excelente Residente!

A CARDIOLOGIA E O ATUAL CENÁRIO DO MERCADO

A Cardiologia é uma área da Medicina que vem crescendo e ganhando importância devido ao aumento das doenças cardiovasculares, apontada atualmente como a principal causa de morte no mundo.

Vale ressaltar que a Cardiologia é considerada uma das especialidades médicas mais evoluídas se comparada às outras especialidades, pois normalmente recebe grandes investimentos e possui uma alta tecnologia.

 

COMO SE PREPARAR PARA A PROVA DE RESIDÊNCIA

Se sua prova de Residência fosse hoje, você passaria? Fique tranquilo que estamos aqui para te ajudar nessa missão. Confira esses links para chegar preparado no dia do concurso:

Agora, para uma especialização mais específica como Cardiologia, recomendamos o MedEletro: um curso referência Eletrocardiograma. Esse produto do MEDGRUPO oferece tanto aulas presenciais quanto online. E ao concluir, além saber tudo sobre ECG, você também vai dominar na conduta clínica e terapêutica em diversas situações. Tanto universitários quanto Médicos de CRM podem se matricular. YEAAAH!

 

ACELERE E CRUZE A LINHA DE CHEGADA

O troféu já está preparado para ser entregue ao vencedor: só depende de você traçar a melhor estratégia, passar a frente dos seus “adversários” e ser o primeiro a cruzar a linha de chegada. Todas essas dicas que citamos acima vão te ajudar a acelerar e passar na tão desejada Residência Médica de Cardiologia.

Comenta aqui se você sabe ler um eletrocardiograma ou se pretende fazer um curso pra se qualificar!

AQUEÇA O MOTOR, FOI DADA A LARGADA! GO GO!

 
comaprtilhar 2 0 0 532
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO