Não é de hoje que as Residências Médicas vem sofrendo mudanças com o objetivo de aumentar o número de especialistas em atenção básica à saúde, principalmente em regiões mais remotas. Anteriormente o Governo já havia tentado aumentar a duração do curso de Medicina de 6 para 8 anos, só que a ideia não foi para frente.
Com as alterações na duração da Pediatria, Cirurgia Geral, Cardiovascular e Neurologia, já em vigor nos editais de 2019, algumas dúvidas ficam no ar, como: e a mudança prevista para Clínica Médica?
COMO FUNCIONA?
De acordo com a lei do Mais Médicos (LEI Nº 12.871, DE 22 DE OUTUBRO DE 2013), a partir de 2019 a Medicina da Família e Comunidade passaria a ser obrigatória por pelo menos 1 ano para o ingresso na Residência em Clínica Médica. Isso também valeria para Pediatria, Ginecologia Obstetrícia, Cirurgia Geral, Psiquiatria e Medicina Preventiva e Social. Apesar da lei ser de 2013, já era previsto que entraria em vigor progressivamente até 31 de dezembro de 2018. Mas será que essa decisão foi pra frente?
A LEI ESTÁ EM VIGOR?
Está previsto na lei que para ela entrar em vigor teria de ser cumprido uma meta: ofertar anualmente o mesmo número de vagas dos Programas de Residência Médica que o número de egressos dos cursos de graduação em Medicina do ano anterior. E aí, as metas foram cumpridas? Parece que não!
O que se sabe até agora é que os editais de Residência em Clínica Médica seguem sem alterações para 2019, mantendo apenas os 2 anos de duração, não pedindo o primeiro ano de Residência em Medicina da Família e Comunidade.
Confira os editais de Residência Médica de 2019!
E PARA 2020?
Não é difícil escutar boatos e questionamentos sobre em que momento a lei entraria em vigor ou do impacto que ela causaria. Porém, até agora o MEC, CFM, Comissão Nacional da Residência Médica (CNRM) e a Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) ainda não se pronunciaram a respeito.
Confira aqui as últimas mudanças no mundo da Medicina:
E VOCÊ?
Você é a favor ou contra que essa medida será implantada? Enquanto não tem novidades, confira as principais informações sobre as Residências Médicas e fique ligado no Soul Medicina para saber em primeira mão quando houverem mudanças!