7 dicas para ter mais produtividade para estudar
dicas_melhorar_estudos_interna

08/10/2018 - Como impulsionar os estudos? Quais os melhores métodos de produtividade? Confira as técnicas para estudar sozinho e aprender a memorizar mais e melhor.

Uma das maiores dificuldades dos vestibulandos e concurseiros da área médica é estudar para as provas. A distração é alta, muitos não conseguem se organizar, perdem o foco rapidamente ou acabam sendo tomados pela ansiedade. Pensando nisso, criamos uma lista com algumas dicas que ajudam a melhorar a produtividade dos estudos.

 

7 DICAS PARA MELHORAR A PRODUTIVIDADE NOS ESTUDOS

 
  1. Prepare um plano de estudos;

  2. Pratique o conteúdo;

  3. Observe e corrija os pontos fracos;

  4. Tenha um acompanhamento psicológico;

  5. Prepare um material de revisões;

  6. Descanse e reserve um tempo para o lazer; e

  7. Dê um tempo fora das redes sociais.

 
 

1 | PREPARE UM PLANO DE ESTUDOS

É preciso se organizar para estudar. Crie horários fixos, hábitos, uma tabela de estudos e metas. Isso é essencial para que você consiga engrenar e se acostumar a estudar.

Mas como fazer um plano de estudos? É aconselhável montar um quadro mensal com as atividades do dia a dia. Anote os fins de semana, feriados, tudo que você faz normalmente. A partir daí, organize as disciplinas e conteúdos que você vai estudar em determinados dias. É comum que você não consiga respeitar todo o quadro, afinal, a vida tem seus contratempos, mas é importante estabelecer um padrão.

Para os vestibulandos, coloque as redações no cronograma em diversos dias da semana. Elas são importantíssimas em qualquer vestibular e precisa de prática para se sair bem nela.

 

2 | PRATIQUE O CONTEÚDO

De nada adianta ler, ler, ler, ler mais ainda e não praticar o que está aprendendo. Faça sempre exercícios, provas anteriores, simulados, etc. A cada 15 dias ou no tempo que melhor se adaptar, simule o ambiente da prova com tudo que tem direito. Cronômetro, água, alimentos, ambiente sem distrações. Algumas provas, como o Enem por exemplo, exigem muito psicologicamente dos candidatos e essas simulações ajudam a acostumar com o ambiente. Uma técnica para melhorar os estudos é a Pomodoro.

 

3 | OBSERVE E CORRIJA OS PONTOS FRACOS

Nada de ficar estudando o tempo todo o que você já sabe. Saia da zona de conforto. Veja a matéria ou questão que você tem mais dificuldade de aprender e estude ela.

Mas como aprender aquela matéria ou assunto que mais encontro dificuldade? Mude a forma de aprendizado. Se você não está entendendo ela por determinada forma, tente outra. Seja vendo vídeos, criando exemplos, praticando exercícios. Mudar o dia ou o horário que você vai estudar também podem ajudar. Simulados são ótimos para isso!

 

4 | TENHA UM ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO

Isso não é nem um pouco de vergonha. Muitas pessoas precisam de um psicólogo ou terapeuta do lado para lidar com a pressão e a ansiedade das provas. Tanto os vestibulares quanto os concursos exigem muito psicologicamente dos candidatos, então é preciso estar preparado para os desafios. Caso ache necessário, não hesite em correr atrás de um profissional. A preparação pro concurso vai muito além das questões.

 

5 | PREPARE UM MATERIAL DE REVISÕES

As anotações são os amigos fiéis de vestibulandos e concurseiros. Eles ajudam a entender e gravar conteúdos mais importantes com certa facilidade. Mas, antes, do que adianta ter um monte de papel desorganizado, que você não consegue nem entender o que está escrito? Organize isso!

As fichas de resumo devem ter o título da matéria, numeração e um subtítulo com o assunto. As informações devem ser colocadas de forma organizada e usar cores diferentes ajudam a ressaltar informações mais importantes e deixar o resumo mais chamativo. Mas use as cores com moderação! Não é para fazer um arco-íris no papel.  

 
 

6 | DESCANSE E RESERVE UM TEMPO PARA O LAZER

Não adianta ficar o estudando o tempo e não dormir e nem tirar um tempo para se divertir. No sono, principalmente, você consolida tudo que aprendeu durante o dia. Então nada de estudar em excesso, muito menos virar a noite.

Tire um tempo também para fazer algo que dê prazer, que faça você se desligar do ambiente de estresse dos estudos. Isso é muito importante. Fizemos um post com séries e filmes sobre a Medicina para você descansar e continuar aprendendo!

 
 

7 | DÊ UM TEMPO FORA DAS REDES SOCIAIS

As redes sociais são enormes distrações. Elas atrapalham o raciocínio, quebram o ritmo de estudo e distraem muito as pessoas. Quando estudar, deixe o celular e computador longe. No máximo, tire 5 a 10 minutos para ver um vídeo no youtube ou falar com alguém em algum aplicativo a cada 1h, não mais que isso.

Para quem precisa ter o celular perto sempre por algum motivo, apagar alguns aplicativos que não são importantes no momento e até sair de grupos do Whatsapp são boas dicas.

Essas são algumas dicas que vão te ajudar a realizar seu sonho. Nós entendemos essa fase da vida acadêmica e vamos estender a mão para você! Continue nos acompanhando porque faremos mais posts com dicas, técnicas de estudo, etc.

quer mais? 

Precisa de mais pra se preparar? Confere então essas outras matérias:

 

BORA PRATICAR?

E aí, gostaram das dicas? Comentem se elas ajudam mesmo você e compartilhe a matéria com amigos que querem melhorar a produtividade dos estudos!

 
comaprtilhar 5 0 0 2546
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO