Como se preparar para a reta final em 7 passos

- Bateu o desespero e ficou com dúvidas em como focar no que realmente importa para arrasar nas provas de residência médica? Vem seguir os 7 passos para o sucesso!

Como se organizar para a reta final em 7 passos


 

Chegamos na reta final! Metade do caminho já foi e você agora precisa focar no que realmente importa para arrasar nas provas de residência médica.

 

Nós sabemos bem como esse momento pode ser intenso e angustiante, mas nada como um bom planejamento para espantar a ansiedade e fechar com chave de ouro essa preparação para a sua aprovação.

 

Então, pensando em facilitar essa parte para você só se preocupar com o que de fato importa agora, criamos um passo a passo de como você pode se organizar para aproveitar da melhor forma o seu tempo e energia para as últimas revisões. 

 

1º Passo

Para criar um cronograma de revisão capaz de ser seguido, você precisa entender a sua disponibilidade e traçar metas viáveis de estudo. 

 

Separe um momento para calcular quantos dias você tem até a prova, qual tempo necessário você precisa dedicar aos estudos de revisão e à realização de simulados e, então, adequá-los à sua rotina e outros compromissos do seu dia-a-dia.

 

Ferramentas como calendários, planners e agendas podem te auxiliar muito nesse processo! Ah, e lembrando que agora não é o momento de descobrir e dedicar grande parte do seu tempo disponível para estudar assuntos que você nunca se dedicou… agora é reta final e a meta é a revisão!

 

2º Passo

Antes de sair revisando e fazendo questões aleatórias, é muito importante definir quais são as suas prioridades em termos de residências e instituições para entender os temas e modelos que mais caem onde você quer focar.

Uma grande dica aqui é: pegue uma folha em branco, trace uma linha no meio e separe em duas colunas os assuntos mais incidentes e os que você mais tem dificuldade; Com eles escritos no papel, você conseguirá visualizar com mais clareza os que se repetem nas duas categorias e priorizar com mais consciência o que e fato você precisa estudar.
 

3º Passo

Pode parecer óbvio, mas é sempre bom reforçar que nesse momento a melhor forma de entender como anda o seu desempenho e qual é o seu verdadeiro grau de compreensão sobre as matérias é fazendo simulados e provas antigas. 

 

Dê prioridade às provas e questões das instituições que você tem preferência e estabeleça metas. Distribua ao longo dos dias e semanas quantos e quais simulados você vai realizar e lembre de planejar também o momento de revisar os respectivos gabaritos.

 

4º Passo

Depois de conferir os gabaritos dos simulados e provas realizadas, faça uma lista com todos os temas que você errou ou teve dificuldade. É a partir dela que você começará a outra etapa da sua revisão: focar no estudo daquilo que você ainda não assimilou completamente.

 

Ah! Mas lembre-se sempre: depois desse passo, retorne à lista que você elaborou na “etapa 2” para entender se de fato aquele é um assunto que você precisa priorizar no momento, de acordo com as suas escolhas e preferências de Residência/Instituição;

 

5º Passo

Às vezes o próprio enunciado da questão já te dá pistas do que exatamente você precisa revisar. Apesar de boba, essa etapa é importante para te ajudar a não se perder nos temas e nas grandes áreas, pois às vezes você precisa apenas revisar detalhes e não um período inteiro de aula!

 

Separe as questões que você errou e pratique-as novamente, estudando o porquê de você ter marcado determinada opção e ela ser a errada e o porquê da outra ser a correta.

 

6º Passo

Agora que você já descobriu onde precisa destinar o seu foco, quer uma forma mais rápida, prática e organizada de acessar esse conteúdo?! Flashcards!

 

Aqui não tem mistério: pegue a sua ficha, abuse das cores e dos tópicos e crie seus flashcards. Eles estarão sempre à mão para uma rápida revisão e quanto mais visuais e didáticos, melhor!

 

Se precisar de uma ajudinha extra para construir os seus, a gente te ajuda aqui:

 

E lembrando também que vale resgatar os flashcards construídos ao longo do ano! Você com certeza já se empenhou para fazer alguns que poderão ser extremamente valiosos nesse momento de revisão!

 

7º Passo

Como todo bom plano de ação, ele precisa ser revisto e analisado para ser continuado. Depois de passar pelos 6 passos, é importante parar um pouquinho para se reorganizar. 

 

Entender novamente qual é a disponibilidade de tempo (e energia!) que você tem até as provas, ver de fato se os seus erros foram corrigidos e quais assuntos precisam, agora, da sua maior atenção e colocar tudo em prática novamente.

 

DICA BÔNUS

Nossa dica bônus é, sem dúvida, participar do Intensivão 2021.

 

O curso intensivo do Medgrupo se dedica, ao longo de seis semanas, a complementar os seus estudos para as provas de residência abordando os principais assuntos cobrados nos concursos. 

 

É um super trunfo na sua reta final de preparação para as provas de residência e um tiro certeiro em direção à sua aprovação!

 

Saiba todos os detalhes sobre o Intensivão 2021 aqui.

 

comaprtilhar 1 0 0 1235
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO