No final dos anos 80, o italiano Francesco Cirillo desenvolveu uma técnica para melhorar a produtividade dos seus estudos, a Técnica Pomodoro, que traduzindo é “tomate”. E ela recebeu esse nome porque Francesco usou um cronômetro em formato de tomate para controlar seu tempo.
O método consiste em dividir pequenas atividades em blocos de 25 minutos, sem distrações, com pequenas pausas de 5 minutos, para não fazer maratonas e acabar perdendo o foco das tarefas. Essa técnica pode te ajudar nos estudos, no trabalho, nas tarefas domésticas, entre outras coisas.
A ideia do Pomodoro é evitar a perda de foco nas tarefas, já que essas pausas ajudam a estimular o cérebro e relaxar a mente. Nos tempos atuais é ainda mais complicado uma pessoa ficar durante horas concentrado. Ainda mais durante um exame, é muito importante saber como fazer sua concentração render nessas situações.
VEJA COMO FUNCIONA:
|
OBSERVAÇÕES
Por mais que o Pomodoro seja um método utilizado por muitos em todo o mundo, ela pode não se encaixar exatamente com o que você precisa. Para isso temos algumas observações:
|
Confira outras dicas e ténicas para melhorar seus estudos:
. Como ter mais produtividade durante os estudos;
. Prova de Residência Médica: e se fosse hoje?;
. A preparação física, psicológica e emocional para concursos; e
. Dicas para fazer bons simulados.
E AÍ, VAI PRATICAR?
Entendeu como tudo funciona? Então ponha em prática esse método e comente aqui se te ajudou ou não? Aproveite também para compartilhar a matéria!