Dando continuidade a nossa série de matérias sobre estilos de aprendizagem, vamos falar hoje sobre o Método Honey-Alonso.
Como já vimos anteriormente, os estilos de aprendizagem servem como indicadores de como cada estudante recebe uma informação, interage e responde a elas em sua rotina de aprendizagem. Consequentemente, eles também atuam como um direcionamento de onde é mais proveitoso dedicar o seu foco e esforço de forma a maximizar a sua rotina de estudos e absorção do conteúdo.
Quando pensamos no universo da medicina e seu volume de conteúdo, é muito importante entendermos como funciona a nossa cognição para garantir o máximo de aproveitamento na rotina de estudos. Isso sem falar que, quanto mais a gente entende como atingir o nosso melhor desempenho, mais fácil é decidir qual caminho seguir quando pensamos na residência!

Em seus estudos, Peter Honey e Catalina Alonso sugerem um ciclo de aprendizagem que resulta da interação do sujeito com o ambiente, das experiências anteriores vividas por ele e os conhecimentos construídos individualmente.
Assim, partindo da ideia de que o estilo de aprendizagem é um reflexo das preferências e tendências individuais de cada um e que a partir delas é que são desenvolvidas as melhores maneiras de se aprender um conteúdo, esse método define quatro principais estilos: o ativo, o reflexivo, o teórico e o pragmático.

Estilo Ativo
Gosta de novas experiências, tem a mente aberta e costuma ficar animado com desafios e novas atividades. Geralmente pessoas com esse estilo são mais criativas, aventureiras, espontâneas, participativas e competitivas.
Estilo Reflexivo
Observa a situação sob todas as perspectivas possíveis e prefere analisar com detalhes antes de tomar uma decisão. Ponderado, consciente, observador, paciente, cuidadoso e detalhista costumam ser características-chave desse estilo.
Estilo Teórico
Encara os problemas de forma lógica, gosta de analisar e sintetizar ideias e tende ao perfeccionismo. Pessoas com estilo teórico são intensas ao pensar sobre princípios e teorias, focam no raciocínio lógico, ações práticas e racionais.
Estilo Pragmático
Aplica as ideias na prática, é realista e bom em tomada de decisão. Pessoas com estilo pragmático costumam ser impacientes com questões teóricas, extremamente práticas, técnicas, objetivas e preparadas.
Vale destacar que esse Método é o resultado de um estudo feito a partir das ideias de David Kolb (criador do Método Kolb) e da elaboração de um questionário desenvolvido por Honey e Alonso que, após ser aplicado a 1371 alunos, de 25 Faculdades da Universidade Complutense e Politécnica de Madrid, possibilitou o desenvolvimento desses 4 estilos de aprendizagem descritos acima.
Se você quiser descobrir em qual deles você se encaixa, acesse e responda ao questionário aqui!
E aí, o que achou desse método de aprendizagem?! Em qual perfil você se encaixa?!
Para saber sobre esse tema e impulsionar os seus estudos médicos, confira informações sobre o Método VARK aqui e sobre o Método KOLB aqui.