Método de estudo Viagem Mental: Pratique seu processo de memorização

- Confira o método de estudo Viagem Mental e seja criativo para memorizar o conteúdo para prova.

O método de estudos de viagens mentais também é conhecido como método de loci, palácio da memória e técnica das jornadas. É uma técnica mnemônica que depende de relações espaciais que você tem na sua memória para poder definir e organizar informações.

Esse método foi criado na Grécia antiga, sendo recomendado para ser utilizado com temas importantes que você já compreenda. Sem aprendizado não há memorização. 

O Centro Médico da Universidade de Radboud, na Holanda, realizou um estudo que constatou, por meio de testes eletromagnéticos, que a técnica mnemônica fundamentada no  método de estudos de viagens mentais funciona. 

 

 

como começar?

Primeiramente, você precisa escolher um lugar para ser o seu “palácio”. É muito importante que opte por um local conhecido, por exemplo, a sua casa ou um caminho que faça parte do seu cotidiano. 

Percorra o lugar ou o trajeto que você escolheu e analise cada parte ou cada cômodo com muita atenção. Agora faça o caminho mentalmente, marque locais específicos e numere cada ambiente.

Se encontrar dificuldades, percorra o lugar escolhido novamente e preste atenção aos detalhes. 

 

deposite as infoRmações

Agora que você já decidiu e percorreu o lugar, é hora de projetar o conteúdo nos cômodos ou em partes dos trajetos que você escolheu. O assunto que você quer memorizar deve ser associado a cada parte do local escolhido. Você precisa identificar enquanto percorre mentalmente o lugar

Associe cores e formas aos conceitos do conteúdo, use a sua imaginação e é importante que você repita o caminho para fixar o conteúdo na memória.

Dessa maneira, você poderá reter na memória uma lista completa. Uma vez criada a imagem em cada um dos cômodos, ao passear pelo Palácio, os objetos vão sendo resgatados facilmente. Esta técnica cria relações espaciais com a informação a ser memorizada.

 

 

O método de estudos de viagens mentais é baseado na visualização, na imaginação e na capacidade de estabelecer associações. Nesta atividade, nosso cérebro estará realizando um infinito número de processos neurais com os quais podemos desafiar a nossa memória, podendo criar formas eficientes onde a informação flui rapidamente.

 

Entendeu como o método funciona e pode auxiliar na memorização de conteúdo? Então coloque em prática e comente aqui se você acha que pode ajudar um amigo com essa dica.  wink

 

comaprtilhar 12 0 0 3574
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO