Richard Feynman foi um físico norte-americano do século XX que, em 1965, ganhou o Prêmio Nobel por ser precursor nos estudos de eletrodinâmica quântica. Ele fez grandes contribuições para a física e desenvolveu a Técnica de estudo Feynman, uma maneira simples que auxilia a compreensão de qualquer tema.
O físico era elogiado por conseguir explicar e compreender assuntos complexos de maneira ágil e eficiente. Feynman acreditava que poderia aprender sobre qualquer assunto, desde que o mesmo fosse ensinado utilizando termos simples.
O empresário Elon Musk, fundador da Tesla e a quarta pessoa mais rica do mundo, segundo o Bloomberg Billionaires Index, foi o responsável por popularizar novamente essa técnica de estudos.
De acordo com Feynman, há dois tipos de conhecimentos: O primeiro é voltado apenas em conhecer o nome das coisas, e o segundo se concentra em realmente compreender o assunto. Para ele, o segundo tipo de conhecimento é o segredo para dominar determinado tema e que somente quem compreende totalmente o assunto é capaz de ensinar a outras pessoas.
A Técnica de Feynman é dividida em quatro etapas:
1- ESCOLHA O ASSUNTO
Ainda que pareça fácil, essa primeira etapa é primordial para os estudos. Seja específico ao escolher o tema que quer aprender e logo em seguida pesquise e escreva tudo o que encontrar sobre o assunto. É imprescindível que utilize suas próprias palavras, isso será fundamental para a próxima etapa.
2- DÊ UMA AULA
O segundo passo dessa técnica é de fato dar uma aula sobre o assunto, independentemente do público, vale falar em frente ao espelho ou até para o seu animal de estimação. Nesta etapa você deve atuar como um professor, relacionando as ideias e exemplificando os conceitos. É necessário ensinar como se estivesse explicando para uma criança, então use palavras simples para uma melhor compreensão. Verbalizar o conteúdo auxilia o aprendizado e dessa forma você consegue saber o que realmente aprendeu e enxergar os seus pontos fracos no assunto.
3- iDENTIFIQUE SUAS FALHAS
Agora que você já explicou o assunto a alguém, é hora de identificar e corrigir os seus erros, aperfeiçoando-se na parte que precisar. O que você conseguiu explicar com tranquilidade não precisa ser estudado novamente, mas o que não ficou claro deve ser revisitado e estudado mais uma vez. É essencial ter em mente que não é apenas uma questão de memorizar, e sim de aprender o conteúdo.
4- REVISE
Reveja tudo o que já escreveu até agora e certifique-se de estar usando as suas próprias palavras. Não utilize termos ou expressões que leu nos livros e nos conteúdos que acessou. Use exemplos e relacione ideias. Finalmente, leia em voz alta, se ainda assim não obtiver total compreensão do assunto, significa que você ainda não o dominou, então revise e estude novamente para sanar as suas dúvidas. Você vai realmente ter aprendido quando conseguir ensinar o assunto de maneira compreensível.
É HORA DE COLOCAR EM PRÁTICA
Você já conhecia a técnica de Feynman? Então esta é a hora de praticar. Compartilhe a matéria e nos conte o que achou.
Confira outras técnica e dicas de estudo que vão te ajudar a estudar e administrar melhor o seu tempo:
. 7 dicas para ter mais produtividade para estudar;
. Dicas de Estudo: Técnica Mnemônica;
. Aumente sua produtividade nos estudos com a Técnica Pomodoro.