8 dicas para controlar a ansiedade e focar no estudos

- Milhares de estudantes de Medicina têm enfrentado graves crises de ansiedade. Confira na matéria como identificar e controlar esse problema!

Nesta época do ano, é natural que alunos de Medicina apresentem quadros de ansiedade, principalmente pelo atual momento que o mundo está enfrentando!

Para evitar os danos relacionados aos estudos, o professor Márcio Rocha do MEDGRUPO organizou dicas que vão te ajudar a controlar a ansiedade e a focar nos estudos. Confira na matéria!

 

“Não se cobre muito! você é herói, mas também é humano!” 

O isolamento social é um problema que está afetando toda a população mundial! Outras pessoas também estão passando pela mesma situação que você, desde seus colegas do internato até seus familiares. 

Não está sendo tão produtivo nos estudos? Não se cobre tanto! Sabemos que a figura médica é forjada no super herói, e essa auto cobrança vem desde a jornada acadêmica. Querer estar sempre disciplinado e capacitado os torna carregados de ansiedade. Você é humano! Identifique suas fragilidades, medos, tempo e trabalhe em cima deles. 

Além da cobrança individual, a presença do quadro de ansiedade também pode estar atrelado ao abuso de cafeína (coca-cola ou o próprio café puro). O consumo excessivo desse composto químico é um dos causadores da insônia.

 

 

“Pode haver incerteza da data da prova, mas não do concurso! Portanto, esteja preparado(a)!” 

Prova de Residência médica:
A incerteza com relação as datas da prova de residência médica têm causado ansiedade naqueles que irão fazer a prova esse ano. A princípio, nada mudou e as provas estão marcadas a partir de novembro. 

Embora a Comissão Nacional de Médicos Residentes (CNRM) resolva adiar as provas (que devem ser prolongadas para no máximo 2 meses), ela vai acontecer. Portanto, o concurso será adiado e não cancelado! Para acompanhar os editais dos concursos, fique sempre de olho no Plantão de Concursos Medgrupo.

 

 

Prova de Revalida:
Após de 3 anos, o revalida já tem data marcada para 2020. Quem vai fazer a revalidação do diploma esse ano já está com borboletas no estômago ao ver a prova se aproximando (11/10). 

 

Caso queira estar 100% preparado para o Revalida ou para as provas de Residência Médica, o  Intensivão do Medgrupo é a melhor pedida nessa reta final!

 

“Se blinde de coisas que te fazem mal!”  

É para se blindar, e não para ficar alienado(a)... Combinado? Traduzindo, não é para você deixar de assistir eventualmente um jornal, pelo contrário, estar sempre atualizado é extremamente importante para um acadêmico de Medicina. Mas é necessário se blindar dos pensamentos negativos e ter resiliência!

Podemos resumir essa técnica em uma palavra chave: antifragilidade. Significa que apesar de tomar “pancadas” na vida, você consegue extrair coisas boas no momento ruim. É basicamente o poder de se reerguer através do caos. 

 

 

“Você precisa readquirir a capacidade de criar uma rotina nova!”  

Antes da pandemia, ter tempo era quase que um sonho desejado por todos. Hoje, embora os estudantes de Medicina estejam com mais “folga” e com as horas um pouco mais livres, muitos não conseguem se organizar. É natural que o barulho dentro de casa, por exemplo, atrapalhe os estudos. Bate desânimo, dá vontade de empurrar tudo com a barriga e ficar procrastinando.

Isso porque todos tinham uma rotina própria, em qualquer aspecto, seja trabalho ou estudo. Embora essa rotina tenha deixado de existir, não é o fim! Nesta situação você precisa recriar uma rotina de estudos! Agora é preciso se reinventar. Tente criar uma rotina de estudo sempre se baseando no planejamento de estudos semanais

 

 

“Estude em grupo e ganhe produtividade nos estudos!” 

Com o objetivo de conter a disseminação do novo coronavírus, algumas Faculdades de Medicina suspenderam as atividades do internato por tempo indeterminado, enquanto durar o plano de contingência.  Essa suspensão tem levado estudantes do 5º e 6º ano a ficarem ansiosos e perderem seu rendimento nos estudos.

Para os internos que não estão conseguindo ter produtividade, o ideal é organizar um estudo em grupo com os amigos - aqueles que realmente estejam comprometidos e que querem o conhecimento. A autossabotagem é fácil, mas quando envolve terceiros nesta rotina, você acaba fidelizando seu compromisso. 

 

 

“Você precisa de concentração e não de distração!”

Sentar para estudar em casa se tornou ainda mais complexo na época de pandemia. As pessoas estão emocionalmente mais abaladas, tristes, o que faz perderem toda a empolgação. Estes ”gatilhos” provocam uma vontade de distração dos estudantes que acabam recorrendo ao celular e as redes sociais. Mas é preciso ficar atento na diferença entre empolgação x motivação: 

Empolgação (vontade absurda de fazer algo) x Motivação (motivo/foco pelo qual pra você chegar em algo)

 

A motivação você tem desde o início do ano! Ou seja, é aquilo que te move e que antecede esse cenário: a prova de residência médica. A motivação do estudo é sua e está dentro de você. Ela não vai deixar de existir! Já a empolgação é movida pelas sensações e isto pode ser perigoso. Não busque a felicidade para aprender, ainda mais nesse momento. Não fique escravo das suas emoções nesta fase!

 

 

DICAS GERAIS PARA SUA NOVA ROTINA DE ESTUDOS!

Para uma melhor rotina de estudos, é preciso identificar e praticar alguns conceitos: 

1. Encontre o gatilho (algo que faça você iniciar uma conduta) - Use o despertador do telefone e crie sua hora de estudo! Ex: sempre às 10h eu vou começar a estudar. 

2. Adapte sua rotina (o próprio hábito em si) - Faça uma meta de tempo de estudo/ questão.

3. Elabore uma Recompensa (algo que você tenha prazer em desfrutar depois de um dia de foco). Tenha sua recompensa ao concluir suas metas. Ex: ver série ou comer algo que goste e quase não come. 

 

IMPORTANTE: Defina metas que você consiga alcançar. Não deixe as aulas acumularem. Estabeleça pequenas metas que são alcançáveis. Exemplo: hoje vou estudar 2hr, amanhã 3h, e assim subsequente. Esta prática vai gerando um hábito!

 

E aí, como anda seu nível de ansiedade nesse período? Comente quais técnicas têm usado para driblar essas dificuldades e compartilhe com seus amigos! Todos estão no mesmo barco lutando para não virar!

 

 

comaprtilhar 20 0 0 4100
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO