Prova Prática de Residência Médica: assuntos mais cobrados nos principais concursos

- Confira os assuntos mais cobrados na prova prática de Residência Médica e os desafios dessa segunda etapa do concurso!

Por ser considerada a fase mais complexa do concurso, a prova prática de Residência Médica requer uma boa preparação física, psicológica e emocional para ser de fato encarada. Além disso, um Treinamento Prático de Medicina pode ser decisiva para alcançar melhores resultados. E, agora que já falamos como funciona a prova prática, iremos revelar os assuntos mais cobrados nos principais concursos e os desafios da segunda fase do exame. Então continue ligadinho por aqui se você quer garantir sua vaga! 

 

QUAIS ASSUNTOS SÃO COBRADOS NA PROVA PRÁTICA? 

Acredite, a avaliação prática não é um “bicho de 7 cabeças”! As tarefas costumam ser bem simples, claras e objetivas, como vistas pelos alunos no Curso Prático de Residência.

Os principais assuntos cobrados durante este exame são: conhecimento teórico, habilidades práticas e contato médico-paciente. Além de ter que executar um raciocínio médico adequado para cada um dos temas apresentados, o candidato também é avaliado pela forma como ele se porta frente a um paciente. Veja abaixo as principais atividades:

Em estações de 5 minutos as questões são mais direcionadas: o médico recebe todo o quadro clínico e precisa aplicar apenas diagnóstico e tratamento. Já nas questões com tempo máximo de 10 minutos é necessário fazer a anamnese, realizar procedimentos e ainda responder algumas perguntas por escrito.

 

PRINCIPAIS CONCURSOS DE RESIDÊNCIA QUE TÊM PROVA PRÁTICA  

Keep Calm, não são todas as instituições que cobram prova prática! Entretanto, como falado anteriormente, esse tipo de avaliação pode ser decisiva nas Residências mais concorridas. Você não vai querer dar bobeira né?!

Mesmo ficando a critério da própria instituição aplicar a prova prática, a maioria das universidades costumam cobrar esta etapa. Confira a lista com as principais instituições que possuem a segunda fase dos concursos de Residência

. FAMERP

HCG

HSL

IAMSPE

INTO NOVO

PUCCAMP

REVALIDA INEP

. SANTA CASA

UFES

UFPR

UNAERP

. UNESP

UNICAMP 

UNIFESP 

USP-SP

USP-RP

 

OBS: Além dos concursos de Residência Médica, a prova prática também é cobrada no Revalida

 

DESAFIOS DA PROVA PRÁTICA  

Os desafios e a pontuação exigida na prova prática de Residência na avaliação geral causam grande pânico entre os concurseiros. Muitas vezes esse sentimento de medo existe pela falta de preparação dos médicos com as técnicas da prática médica, concentrando-se apenas na parte teórica - que apesar de ser importante, não é a única que precisa de atenção!

Nesta fase cada segundo é valioso! E é justamente essa pressão em ter que realizar procedimentos sem erros, sob tensão e em um curto prazo de tempo, faz com que os médicos esqueçam as respostas, percam o tempo da prova e não concluam a pergunta. 
 
Uma coisa é fato: sem o treinamento adequado, você corre sérios riscos de obter um mau desempenho na prova prática e assim comprometer sua vaga na Residência.

 

ENFRENTANDO OS OBSTÁCULOS 

Não tem jeito, a melhor alternativa para driblar esses obstáculos é arregaçar as mangas e colocar a mão na massa! Um Curso Prático de Medicina pode e vai te ajudar a dominar as atividades práticas exigidas nos concursos de Residência, proporcionando-o uma experiência única e capacitando-o para além do conhecimento teórico. 

No CPMED você recebe uma “injeção” de técnicas e orientações que vão te ajudar mandar bem na prova prática!

 

 

E aí, já sabe qual instituição vai fazer a prova prática de Residência? Está preparado para encarar essa segunda fase? Deixe seu comentário! 

 

comaprtilhar 0 0 626
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO