Prova Prática de Residência Médica: assuntos mais cobrados nos principais concursos

- Confira os assuntos mais cobrados na prova prática de Residência Médica e os desafios dessa segunda etapa do concurso!

Acredite, a prova prática não é tão impossível quanto parece! Apesar de exigir um excelente conhecimento teórico, habilidades práticas e bom manejo no contato médico-paciente, as tarefas costumam ser bem simples, claras e objetivas. 

Durante a prova, nas estações de 5 minutos, as questões são mais direcionadas: o médico receberá todo o quadro clínico e precisa apenas aplicar o diagnóstico e tratamento. Já nas questões com tempo máximo de 10 minutos será necessário fazer a anamnese, realizar procedimentos e ainda responder algumas perguntas por escrito. 

Confira na imagem as principais atividades solicitadas:

 

Além de saber quais são os principais assuntos cobrados, uma forma de garantir a sua confiança e se preparar para as provas é fazendo um Curso Prático

Sem o treinamento adequado, você corre o risco de obter um mau desempenho na prática e comprometer sua vaga na Residência, uma vez que realizar procedimentos sem erros, sob tensão e em um curto prazo de tempo, faz com que alguns médicos esqueçam as respostas, percam o tempo da prova e não concluam a pergunta.

O CPMED, do Medgrupo, é uma ótima opção para quem busca por uma experiência única nos preparativos para a prova prática e conta com três modalidades de curso para você escolher o que melhor te atende: 

CPMED Extensivo: Online, durante todo o ano, com conteúdos semanais através do app MedsoftPRO e vídeo aulas de orientações fundamentais sobre a prova.

CPMED Premium: Presencial, 3 dias de imersão na prática de todas as etapas, com simulações de procedimentos e acesso gratuito ao CPMED extensivo.

CPMED Revalida: Presencial, 2 dias de imersão com treinamento metódico e sistemático dos checklists, simulações de provas do Revalida e acesso gratuito ao CPMED extensivo.

Confira todos os detalhes sobre o CPMED aqui! 

Principais concursos de residência que exigem prova prática

Mesmo ficando a critério da própria instituição aplicar ou não a prova prática, ela costuma ser cobrada em diversos locais e é, sim, decisiva para a sua aprovação. Confira a lista das principais instituições que possuem essa segunda fase do concurso de Residência Médica:

 FAMERP

. HCG

. HSL

. IAMSPE

. INTO NOVO

. PUCCAMP

. REVALIDA INEP

. SANTA CASA

. UFES

. UFPR

. UNAERP

. UNESP

. UNICAMP 

. UNIFESP 

. USP-SP

. USP-RP

 

Vale lembrar que a prova prática também é cobrada no Revalida.

 

Quer mais algumas dicas para arrasar na prova prática?! Então aproveita e vem conferir o vídeo do professor Raphael Monteiro, do Medgrupo, com alguns toques essenciais para a sua aprovação!

 

E não se esqueça de compartilhar o Soul Medicina com seus amigos!

 

comaprtilhar 11 0 0 5348
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO