Como aproveitar os simulados para passar no concurso de Residência Médica

- Se você soubesse a importância de um simulado, não desperdiçaria nenhum. Estudar seus resultados é justamente o diferencial que vai te garantir a vaga num concurso de Residência Médica, por exemplo. Entenda o porquê aqui no post!

Já te demos as dicas de como fazer um bom simulado, mas talvez não tenha ficado claro o porquê de fazer simulados. Não adianta querer experimentar outras técnicas de estudos se você não compreende como ela pode ser usada e reaproveitada. Para aqueles que estão focando em concursos, vamos explicar agora o que fazer com esses simulados para uma Residência Médica.


A IMPORTÂNCIA DOS SIMULADOS

Se você acha que simulado é apenas um exame de avaliação dos seus conhecimentos, não está errado. Mas é necessário enxergar o processo de aprendizado como um todo, analisar o cenário e seus objetos como parte de uma construção. Pense nas possibilidades.

Um simulado não vale nada se você não souber reconhecê-lo como complemento de estudos. Sempre existirão lacunas no seu conhecimento que você não nota. Você não sente falta do que não é seu. A mesma coisa se passa no seu conhecimento, e por isso que os simulados são muito valiosos: para identificar essas lacunas.

 


APRENDENDO COM SEUS ERROS DO SIMULADO

Só você pode preencher essas brechas com a informação necessária. Aprendizado é um processo contínuo: não adianta só ler uma apostila, só resolver uma questão, ou só fazer um simulado. Aprender requer esforço para absorver, testar e adaptar.

Fique atento se sua falha foi sobre conteúdo ou interpretação. Ambas podem e devem ser melhoradas, mas é um detalhe que pode passar despercebido. Questões são enigmas sobre conteúdos, mas concursos são enigmas sobre seu intelecto e personalidade como um todo, portanto, esteja preparado.


APRENDENDO COM SEUS ACERTOS DO SIMULADO

Somos humanos, nossos cérebros não retém toda informação necessária. Um dado requer muita repetição para ser devidamente consolidado na memória. Não ache que aquele conhecimento está garantido só porque você acertou uma questão de um simulado. Se ela fosse escrita de outra maneira você talvez não tivesse a mesma competência. Entende onde queremos chegar?

Aproveite todas as facetas de um simulado: tanto os erros quanto os acertos.

 

  • Revise as respostas certas: por que está certa?

  • Revise as respostas erradas: por que está errada?

 

Garanto que, analisando seu simulado e respondendo corretamente essas perguntas, você aprenderá muito mais do que apenas lendo o gabarito numa apostila.

 

Uma andorinha só não faz verão

Saber o quanto você está pronto não é a mesma coisa que se preparar, porém, uma abre portas para a outra. Suponhamos que você não saiba o quão preparado está para um concurso, e então resolve fazer uma avaliação para identificar quantitativamente seu desempenho.

Com o resultado de um simulado você pode (e deve) aperfeiçoar seus erros, contudo, um simulado só não vai te transformar num concurseiro “profissional”. É preciso treinar constantemente! Assim como o aprendizado, o aperfeiçoamento é um processo. Malhar um dia não te faz um maromba. É necessário hábito, empenho, repetição, teste e experimento.

Somos humanos. O erro é nossa maior ferramenta evolutiva. Foi o erro que te deu um par de polegares opositores e é o erro que vai te garantir aquela vaga na Residência Médica! Só é preciso trabalhar em cima dele para não se tornarem cognitivamente descartáveis.

"Estudar, avaliar, adaptar."

Esse é o mantra que deve te guiar até à época de provas.

NINGUÉM APRENDE A NADAR FORA D’ÁGUA

Esperamos que os Simulados do MEDGRUPO sejam úteis para embasar melhor seu plano de estudos. Não esquenta, ainda tem muito tempo e muita coisa pra rolar até lá. Enquanto isso, pode contar com o Soul Medicina para trazer dicas, conselhos e novidades sobre o mundo profissional e acadêmico da Medicina! Já fica de olho nessas aqui:

 

 

Estamos na torcida! Para que tipo de concurso você está se preparando: vestibular, R1, Enem, R3? Qual é sua situação?

Comenta aqui pra gente conhecer sua história!

 

comaprtilhar 1 0 0 1822
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO