Atinja a produtividade ninja na técnica Pomodoro
técnica_pomodoro_interna

29/06/2018 - Pomoro: a técnica de gerenciamento do tempo que vai aumentar seu poder concentração e produtividade nos estudos.

 

COMO FUNCIONA

  1. Escreva em um papel uma lista de temas de estudo

  2. Cronometre seu relógio para 25 minutos (Se possível, não use celular para isso, ele pode te distrair).

  3. Foque em um dos temas durante esse período e sem interrupções.

  4. Faça uma pausa de 5 minutos e repita tudo mais 3 vezes (25 minutos de atividade e mais 5 de pausa)

  5. A cada quatro “pomodoros”, aumente a pausa para 15-30 minutos.

  6. Comece tudo novamente.


No fim dos anos 80, o italiano Francesco Cirillo desenvolveu uma técnica para melhorar a produtividade dos seus estudos, a Pomodoro, que significa “tomate”. Ela recebeu esse nome porque Francesco usou um cronômetro em formato de tomate para controlar seu tempo.

O método consiste em dividir pequenas atividades em blocos de 25 minutos, sem distrações, com pequenas pausas de 5 minutos, para não fazer maratonas e acabar perdendo o foco das tarefas. Essa técnica pode te ajudar nos estudos, no trabalho, nas tarefas domésticas, entre outras coisas.

A ideia do Pomodoro é evitar a perda de foco nas tarefas, já que essas pausas ajudam a estimular o cérebro e relaxar a mente. Nos tempos atuais é ainda mais complicado uma pessoa ficar durante horas concentrado. Ainda mais durante um exame, é muito importante saber como fazer sua concentração render nessas situações.

 

OBSERVAÇÕES

Por mais que o Pomodoro seja um método utilizado por muitos em todo o mundo, ela pode não se encaixar exatamente com o que você precisa. Para isso temos algumas observações:

 
  • O descanso de 5 minutos pode não ser suficiente caso sua atividade tenha sido exigente. Se for necessário, descanse mais tempo para não retornar exausto para o próximo tema.

  • Durante o descanso, não use celular ou qualquer outro aparelho eletrônico. Eles não ajudam a descansar a mente. Utilize esse tempo para fazer algum exercício, alongamento, qualquer outra coisa que te relaxe.

  • Se você estiver animado cumprindo alguma atividade e acha que a pausa pode te atrapalhar, não pare. Faça alguns testes e veja qual o melhor tempo que encaixa com você. Essa é uma das vantagens do Pomodoro, você pode controlar melhor seu tempo.

  • Essa técnica pode não funcionar com atividades mais criativas, que exigem muito de uma pessoa, como criar uma redação por exemplo.

Confira outras dicas e ténicas para melhorar seus estudos:

 

VAI PRATICAR?

E aí, entendeu como funciona? Ponha em prática esse método e comente aqui se te ajudou ou não. Aproveite também para compartilhar a matéria!

 
comaprtilhar 4 0 0 1814
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO