Dicas de estudo: Técnica Mnemônica

- Descubra como usar a Mnemônica, a técnica de memorização de conteúdo que vai te ajudar nos concursos.

Quem nunca sofreu para memorizar alguma matéria/assunto, principalmente nos períodos de provas? Para driblar essa dificuldade e ajudar a recordar os conteúdos, os concurseiros começaram a implementar a técnica Mnemônica - um auxiliar de memória - na rotina de estudos

Com pouco esforço, através do “truque da mente” você consegue tornar as memórias mais duráveis, e nunca mais vai precisar usar a desculpa “minha memória é fraca”. A seguir, veja como os Mnemônicos podem te ajudar a turbinar sua memória

 

COmO funciona?

Esse gatilho de memória pode ser criado através de imagens (gráficos), símbolos, palavras, esquemas, ou frases relacionadas ao conteúdo que se pretende memorizar. Esses “suportes” promovem uma rápida associação e uma melhor fixação do assunto.

São várias as técnicas Mnemônicas que podem ser utilizadas, confira abaixo 4 exemplos que vão te ajudar a entender na prática:

 

1) ACRÔNIMOS: Ela é bem conhecida e prática. São nada mais do que abreviações de nomes de organizações. A ideia é reduzir o nome das instituições as suas inicias. 

 

2) ACRÓSTICOS: São frases formadas por palavras cuja primeira letra é a dica para o que precisa ser lembrado. Nada mais é do que você pegar a palavra que queira memorizar e colocar ela na vertical.

Normalmente esta técnica é bastante usada pelos professores. Podem ser mais interessantes em ocasiões que precise criar memorandos de nomes difíceis de esquecer. 


3) CANÇÕES: Mais especificamente as paródias, é uma ótima técnica para aprender o conteúdo e gerar lembranças na memória. As canções possuem grande poder para a memorização!

 

4) PALAVRAS CHAVES:  Esta técnica Mnemônica funciona com palavras-chave para criar imagens e significados. Aqui você vai precisar usar sua criatividade! Exemplo: memorizar o significado da palavra em inglês “Perhaps” que significa “Talvez” em Português.

Agora sempre que quiser falar talvez em inglês, você lembrará sem erros a palavra e o que significa. Essa pode ser uma boa alternativa para você nunca esquecer! 

 

Observações

Todas as técnicas Mnemônicas vão te ajudar a criar lembranças na hora da prova. Mas cuidado, o ideal é não exagerar na quantidade de mnemônicos durante a preparação, pois você terá que fazer muitas associações e esse excesso pode acabar te confundindo. Mas com equilíbrio, ela pode se tornar uma poderosa ferramenta em suas mãos para a aprovação! 

 

VANTAGENS DOS MNEMÔNICOS

Além dos benefícios dos Mnemônicos que já citamos ao longo da matéria, separamos mais 2 vantagens de aplicar esse método em sua preparação para o concurso! 

 

1. O conteúdo programático dos editais estão exigindo cada vez mais dos candidatos um domínio e uma quantidade enorme de conhecimento. Saber memorizar o maior conteúdo possível dará a você uma enorme vantagem dos demais concurseiros!  

2. Independente da banca examinadora que você irá enfrentar no concurso, todas elas seguem o mesmo “ritual”: conferir se a questão objetiva foi marcada no lugar correspondente à alternativa correta. No final, o que conta para sua aprovação são os acertos, isso vai além do conhecimento teórico!

 

 

VAI PRATICAR?

E aí, entendeu como funciona? Deixe sua criatividade brilhar nesse momento! Escolha a melhor técnica Mnemônica para você e ponha em prática. Não esqueça de comentar se te ajudou ou não e compartilhar a matéria!

 

Confira outras dicas e técnicas para melhorar seus estudos:
.  Como ter mais produtividade durante os estudos;
 Prova de Residência Médica: e se fosse hoje?;
 A preparação física, psicológica e emocional para concursos; e
 Dicas para fazer bons simulados.

 

comaprtilhar 15 0 0 19697
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO