Prova de Residência Médica: organize sua revisão de estudos!

- Descubra como e quando organizar sua revisão de estudos para a prova de Residência Médica!

Na sequência de dicas do MEDGRUPO para uma melhor preparação de estudos para a prova de Residência Médica, além de ensinar a montar um excelente planejamento semanal, o professor Márcio Rocha também revelou o caminho de como fazer uma melhor revisão dos conteúdos! Fique de olho na matéria!

 

QUAL DIA DA SEMANA DEVO DEDICAR À REVISÃO DOS CONTEÚDOS?

Os primeiros 4 dias da semana (D1 ao D4) devem ser dedicados a aula e a sequência das matérias da semana. A aula comanda a estratégia de estudos no primeiro dia (D1) e no segundo ao quarto (D2-D4) o foco são nos resumos e nas questões. Em seguida, o quinto e o sexto dia (D5 - D6) são separados especialmente para a revisão de estudos!

 

Cronograma de estudos semanais:
. Primeiro dia da semana (D1): A aula comanda a estratégia de estudos! 
. Segundo ao quarto dia (D2 - D4): Foco nos resumos e nas questões!
. Quinto e o sexto dia (D5 - D6): Separados especialmente para a revisão de estudos!


 

como deve acontecer a revisão?

A ideia da revisão é juntar o conteúdo de matéria com aplicação prática em cima das questões (conteúdo + questões), com o objetivo de resgatar o conhecimento já visto. Esse conteúdo pode ser aplicado de 2 maneiras: 

 

Seja qual dos 2 caminhos você tenha escolhido, depois de realizar as revisões é hora de aplicar o conhecimento em cima das questões através do MEDSoft Pro! Esse momento é extremamente importante para sua autoavaliação. As questões servem para reforçar o conhecimento dos temas que estão sendo revisados e enxergar como os assuntos costumam cair nas provas.

Dica: Quando for fazer as questões, identifique os temas que você tem mais dificuldades. Dessa forma é possível voltar no conteúdo a fim de revisar aquele conhecimento ou descobrir um tópico que não estava presente no seu resumo, ampliando sua visão sobre aquele assunto. 

 

TÉCNICA SANDUÍCHE PARA UMA DELICIOSA REVISÃO

Tudo o que ensinamos acima se resume a Técnica do Sanduíche, isso mesmo… revisar conteúdo nunca foi tão delicioso! Veja como montar o seu conhecimento na prática:

 

Ok, mas como isso funciona e para que serve? O interessante aqui é você abusar do “recheio”, ou seja, trabalhar mais com as questões. O conteúdo aplicado nas questões torna esse sanduíche (revisão) mais gostoso! Com esta técnica você é quem dá o próprio feedback da matéria com base no resumo estudado.

 

QUAL ORDEM UTILIZAR NA REVISÃO?

Imagine que exista um calendário do ano inteiro para que você possa seguir e crescer no conhecimento. Ele é real, confira abaixo! 

 

Na 6ª semana você deverá retornar a Pediatria, e revisar o conteúdo do zero mais uma vez. Não vale voltar de onde parou no ciclo anterior, pois o que foi estudado no mês passado com certeza já foi esquecido.  

Assim sua leitura se torna mais dinâmica, você reforça o que leu no ciclo anterior e ganha mais conhecimento dentro da especialidade estudada. Desta maneira as matérias antigas vão ficar frescas no teu conhecimento para a prova de Residência.

OBS: Incluir Clínica Médica é fundamental para sua revisão, afinal ela compõe quase 40 a 50% da prova de residência médica. Muitas matérias desta especialidade cai nas questões das demais especialidades. E por ser um conteúdo vasto, o indicado é direcionar os estudos para os temas mais prevalentes.

 

medgrupo no youtube

Já conhece no canal de youtube do Medgrupo? Lá você encontra uma série de vídeos informativos recheados de dicas que vão te ajudar muito na busca dos seus sonhos!

Confira agora o vídeo do professor Márcio Rocha onde explica, em detalhes, como organizar sua revisão de estudos para a prova de Residência:

 

 

Você acabou de garantir a faca e o queijo, os ingredientes estão suas mãos! Corre para montar seu sanduba da melhor revisão e assim degustar da aprovação na Residência! Aproveita e compartilha com todos os seus amigos! 

 

comaprtilhar 4 0 0 2618
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO