Residência Médica de Cirurgia Bariátrica é reconhecida pelo MEC

- O MEC acabou de reconhecer a Cirurgia Bariátrica como especialidade de Residência Médica! Saiba mais sobre a nova área e seus pré-requisitos aqui na matéria.

Se as especialidades de Residência Médica parecem infinitas, é porque de fato são. Assim como outras áreas do conhecimento, a Medicina está constantemente se reinventando e descobrindo novas doenças e tratamentos. Por isso que, volta e meia, surgem novas especialidades e áreas de atuação. Em 2019, foi o caso da Residência Médica em Cirurgia Bariátrica que foi reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

 

RESIDÊNCIA MÉDICA DE CIRURGIA BARIÁTRICA

Com a crescente busca pelo procedimento, a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) —braço do MEC responsável pelos programas— decidiu autorizar a criação da Residência Médica em Cirurgia Bariátrica. Agora, os hospitais interessados em fornecer a especialização deverão se inscrever no site da CNRM até o dia 31 de agosto de 2019.

A duração estimada do programa é de 2 anos e, como pré-requisito, exige 2 anos de conclusão em Cirurgia Geral para aqueles que iniciaram o programa até 2018. Para quem começou em 2019, a exigência já é de 3 anos, devido às últimas mudanças na Residência Médica.

O objetivo, a médio e longo prazo, é justamente formar mais profissionais na área para atender melhor a demanda de espera no atendimento público. De 2008 a 2017, a quantidade de cirurgias bariátricas pelo SUS aumentaram 215%. Não é pouco. Ainda mais se levarmos em conta o preço de uma cirurgia dessas: entre R$ 3,8 mil e R$ 4,3 mil.

 

CIRURGIA BARIÁTRICA

Também chamada de gastroplastia ou cirurgia de redução do estômago, esse procedimento no aparelho digestivo serve para ajudar pessoas com Índice de Massa Corpórea (IMC) elevado a perder peso. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é um tratamento indicado apenas para pessoas com IMC igual ou superior 40 kg/m² ou pessoas entre 35 e 40 kg/m² que sofram doenças associadas à obesidade.

A cirurgia bariátrica já é um procedimento muito comum, principalmente pelo avassalador crescimento mundial da população acima do peso. Só no Brasil, a média de adultos obesos chega a 49%. Por conta da procura, há uma boa variedade de procedimentos desenvolvidos, alguns mais invasivos e outros nem tanto. Cada um com seus respectivos riscos e vantagens.

Então, se você é concurseiro ou vestibulando, é bom também ficar de olho no que comer durante uma prova dessas!

 

ESSA E OUTRAS NOVIDADES

É prova do Enem, edital do Mais Médicos, Código de Ética. Muitas novidades ao mesmo tempo! Até a Cancerologia Cirúrgica tá mudando. Fica esperto que outras Residências Médicas também têm sofrido alterações:

E aí, o que achou dessa nova Residência Médica? Ficou interessado? Conte pra gente!

 

 

comaprtilhar 0 0 3169
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO