A importância de entender um ECG para concurso de Residência Médica
ecg_para_concursos_CAPA

18/04/2019 - Você com certeza aprendeu a ler um eletrocardiograma na faculdade mas, se não trabalha com isso, provavelmente esqueceu. Veja aqui porque você não pode deixar de entender esse exame!

Todo médico vê eletrocardiografia na faculdade mas, se depois de formado não tiver muita prática com a leitura, a probabilidade é que esqueça boa parte do que aprendeu. Apesar de ser um exame cardiológico, é fundamental que todo profissional de saúde o compreenda e saiba adotar a melhor conduta. E mesmo que essa não seja a sua especialidade, vamos te explicar o diferencial de um ECG para concurso de Residência Médica!

 

O ELETROCARDIOGRAMA (ECG) 

Para os vestibulandos indecisos sobre a faculdade e calouros curiosos, o ECG é um exame para analisar a atividade elétrica do coração. É um teste simples e nem um pouco invasivo: são apenas posicionados sensores em determinados pontos de um corpo deitado. Ele serve para detectar anomalias no ritmo e funcionamento do órgão.

É um exame preliminar que dura 5 minutos, mas que pode identificar problemas sérios o quanto antes. O cardiologista é o especialista para isso, mas outros médicos podem economizar o paciente se tiverem a formação correta para ler um “eletro”.

A DEMANDA MUNDIAL POR ECG

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Somando isso ao crescimento da população obesa no Brasil, podemos ver que a necessidade por esse tipo de atendimento apenas aumenta. E, infelizmente, esse argumento por si só já evidencia a importância de entender esse exame.

 

ECG NA PROVA DE RESIDÊNCIA 

Interpretação de ECG já é figurinha repetida. Questão mais que certa em qualquer prova de Residência de acesso direto. Tanto em avaliação escrita, quanto prática! Ambas exigindo sempre a sua concentração máxima, não pode dar mole

Principalmente se for para uma subespecialidade de cardiologia, aí o rigor da leitura e conduta é ainda mais cobrado. Se essa for sua área, é bom virar um “eletrocardiocraque.  

Mesmo se você ainda não sabe o que fazer depois da graduação de Medicina, é indispensável tanto para uma Residência quanto uma especialização –se ainda não sabe, deixa que a gente te explica a diferença entre as duas.

 

CURSO DE ECG COMO DIFERENCIAL NO CURRÍCULO

Ligas, iniciações científicas e congressos são os fundamentais. Mas se você busca uma carreira em cardiologia, quanto mais conhecimento e interesse na área você demonstrar, melhor.

Claro que entrevista e provas pesam mais do que o próprio currículo, mas no critério de desempate, o diferencial da sua trajetória pode mudar o rumo do destino. Quanto mais qualificado para aquela área, melhores são as suas chances de passar. Por isso, qualquer projeto mais especializado pode vir a ser a cereja no seu bolo da graduação!

Não só para uma Residência Médica, mas também para participar do programa Mais Médicos, para virar um médico militar, Médicos Sem Fronteiras ou qualquer outro rumo profissional.

 

APRIMORAMENTO PROFISSIONAL NA MEDICINA

No final das contas, todo seu aprendizado em Medicina terá por finalidade ajudar outra pessoas. Sendo assim, quanto mais preparado, melhor profissional você será. Se um ECG problemático cair nas suas mão, como médico é sua obrigação reconhecê-lo, mesmo que não seja cardiologista. O quanto mais cedo isso for identificado, melhores são as chances de prevenir e tratar o problema.

Cada especialidade tem suas características, mas independente do especialista, se o atendente for capaz de otimizar seu tempo, custo e qualidade, mais reconhecimento deve atrair. Esse é o maior diferencial no setor que estamos ingressando: a qualidade do serviço.

Já tá sabendo do Novo Código de Ética Médico? Bom conferir pra não fazer feio.

 

CASO PRECISE DE UM REFORÇO SOBRE ECG

Você pode rever essa matéria toda pelo curso do MedEletro. Ele atende quem tem tempo e quem tem a agenda apertada. Você pode optar tanto pela aula presencial quanto onlinePlano de estudos é o que não falta no MEDGRUPO!

Se você estiver na faculdade, ele te adianta o conteúdo e já te prepara para uma prova de Residência. Caso você já tenha o CRM, ele pode significar um bom diferencial e melhorar seu atendimento. Aliás, se já tiver seu consultório, se liga nessas dicas de como atrair pacientes.

 

ENTENDEU POR QUE ECG É TÃO IMPORTANTE?

Você sabe ler direito um eletrocardiograma? Conta pra gente como foi essa matéria pra você na faculdade!

Acha que aprendeu pra valer? Conhece algum macete? Passa aqui pra galera! 

 

comaprtilhar 1 0 0 534
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO