O Ministério da Saúde publicou nesta segunda-feira (10) o novo edital do programa Mais Médicos para preencher as vagas remanescentes após a saída dos médicos cubanos. Médicos com CRM no Brasil continuam podendo se inscrever, mas a novidade é permitir a aplicação de profissionais brasileiros ou estrangeiros formados no exterior, sem a precisar revalidar o diploma.
O envio da documentação para validação da inscrição começa na próxima terça-feira (11) e vai até sexta-feira (14). Confira o calendário:
CALENDÁRIO DA 2ª ETAPA DE SELEÇÃO DO MAIS MÉDICOS
|
PREENCHIMENTO DAS VAGAS
Com a saída dos médicos cubanos, o Governo Federal disponibilizou um primeiro edital com 8.517 vagas para médicos formados no Brasil, recebendo um total de 36.490 inscrições e preenchendo 98,7% das oportunidades. Porém, até essa segunda-feira (10) apenas 4.508 médicos compareceram ou iniciaram as atividades nas localidades. Para os demais 47%, a data limite para apresentação nos municípios é nessa sexta-feira (14).
Na próxima segunda-feira (17) será feito um novo balanço com as vagas disponíveis, somando as desistências e as 106 vagas em 29 localidades que não tiveram procura. Nos dois dias posteriores (18 e 19) os profissionais com registro no Brasil terão uma nova chance para se inscreverem e escolherem os municípios disponíveis.
Em seguida, entre os dias 20 e 22, será a vez dos médicos brasileiros formados no exterior cuja inscrição tenha sido previamente validada escolherem os municípios remanescentes. A última convocação, para médicos estrangeiros formados no exterior, será entre os dias 26 e 28.
SALÁRIO DO MAIS MÉDICOS
São 40h de trabalho por semana, sendo 8h para aperfeiçoamento em Atenção Básica à Saúde na própria UBS que o médico trabalha ou em locais da região. O salário pago pelo Governo é de R$ 11.800 para médicos brasileiros, mas as Prefeituras podem aumentar esse salário. Os médicos cubanos recebiam nessa mesma faixa, mas só ficavam com 30%, sendo parte do restante passado para o Governo de Cuba - essa foi uma das justificativas do Governo eleito do Brasil para retirar os cubanos do programa.
Alguns detalhes importantes do Mais Médicos: ele é um programa que paga um bom salário e tem carga horária baixa, dando oportunidade para o médico estudar para a Residência. E, se você já está fazendo RM e quer entrar para o Mais Médicos, pode trancar sua especialização. Além disso, o médico brasileiro formado no exterior pode participar do programa sem fazer o Revalida.
VAI PARTICIPAR?
E você, vai participar do programa ou conhece quem está interessado?
Compartilhe essa matéria e deixe sua dúvida nos comentários!
Fique atento aos últimos acontecimentos: