O Edital do Sisu 2019 foi publicado pelo MEC nesta quarta-feira (21), com mudanças importantes! As inscrições da primeira etapa começam no dia 22/01, no site do Sistema, e se encerram no dia 25/01. O resultado do SISU sai no dia 28/01. As mudanças para 2019 são as as seguintes:
|
Vale lembrar que é possível usar a nota do Enem para estudar em uma universidade particular ou pública que não aceita o Sisu - casos da Unicamp e USP. Os interessados precisam apresentar a nota do Enem na universidade e cumprir os critérios exigidos, que variam de acordo com a faculdade. O ingresso pode ser direto, como complemento do vestibular tradicional, ou por meio do Prouni e/ou Fies.
COMO FUNCIONA O SISU
O Sisu é um sistema de seleção utilizado por 130 universidades públicas brasileiras. Para participar, o candidato precisa ter feito o Enem do ano anterior, ter tirado mais de 450 na prova e não ter zerado a redação.
Cumprindo esses requisitos, o candidato pode se inscrever no site do Sisu e selecionar duas opções de curso e universidade pública de todo o Brasil -ele pode selecionar o mesmo curso em universidades diferentes ou dois na mesma universidade, desde que não seja no mesmo turno.
Em cada um dos 3 dias de inscrições, é possível acompanhar as notas de corte dos cursos escolhidos e ter uma noção da sua colocação. Esse é um momento decisivo, quando quem não está tão bem colocado tem a chance de mudar o local/opção de curso.
Segundo o MEC, a nota de corte é calculada com base na quantidade vagas disponíveis e de candidatos inscritos. Veja as faculdades de Medicina MENOS concorridas do último Sisu.
É importante não se desesperar se sua nota não for suficiente no 1º dia, ok?! Acompanhe nos demais dias, defina um plano B e esteja sempre atento às mudanças nas notas de corte!
Ao término das inscrições, caso você seja selecionado, é só ir até a universidade se matricular e pronto! Você começa a realizar o sonho de estudar Medicina!
CALENDÁRIO DO SISU 2019
-
Inscrições: 22 a 25 de janeiro de 2019
-
Resultado: 28 de janeiro de 2019
-
Lista de espera: 28 de janeiro a 4 de fevereiro de 2019
-
Matrículas: 30 de janeiro a 4 de fevereiro de 2019
-
Edital do Sisu 2019: Baixe aqui
DOCUMENTAÇÃO DE MATRÍCULA
-
CPF;
-
Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
-
Comprovante de renda familiar bruta;
-
Documento de alistamento militar (para o sexo masculino);
-
Documento de identificação (identidade, carteira de trabalho, etc);
-
Histórico Escolar do Ensino Médio; e
-
Título de eleitor (para maiores de 18 anos).
AGORA É COM VOCÊ!
Antes de se inscrever, conheça e compare faculdades na websérie do Soul Medicina. E se quiser dicas pros estudos, pode deixar:
Compartilhe com seus amigos para eles ficarem por dentro do Sisu!