Como chutar certo em provas de múltipla escolha
como_chutar_certo_interna

30/10/2018 - Chutar certo em provas é crucial, mas não dá pra contar com a sorte. É muita técnica envolvida e você não pode perder os macetes para chutar em concursos.

A prova tá chegando e com certeza você já estudou e está preparado. Mas, como todo exame, tem sempre aquelas questões que você deixa para o finalzinho e fica em dúvida de qual é a resposta. O que fazer nessas horas? Chutar, é claro!

Só que não basta apenas chutar por chutar, ainda mais no Enem, que tem um método de calcular as notas com base na dificuldade das perguntas. Para se dar bem, é preciso chutar certo! E aqui vão algumas dicas de como fazer isso:

 

1 | ALTERNATIVAS PARECIDAS

Para confundir os candidatos, muitas bancas colocam de uma a três respostas parecidas em uma questão. A tendência é que uma delas esteja certa. Exemplo:

a) 9,4

b) 6,8

c) 14,1

d) 12,3

e) 12,7

 

2 | ALTERNATIVAS OPOSTAS

Quando uma questão tem duas alternativas que são completamente opostas, é sinal de que uma das duas deve estar correta. Exemplo:

a) A França é uma monarquia

b) A França é uma ditadura

c) A França é uma democracia

d) A França é parlamentarista

e) A França é comunista

 

3 | ALTERNATIVAS COM EXCEÇÃO

As alternativas que tem palavras que generalizam, como “sempre”, “jamais”, “nunca”, tendem a estar erradas. Já as que têm palavras como “em geral”, “alguns”, etc, ou seja, que não generalizam, tendem a estar corretas.

Obs: Essa é uma técnica difícil de aplicar. Por isso, use-a apenas quando não souber mesmo a resposta.

 

4 | ALTERNATIVA COM "TEXTÃO"

Em certos tipos de prova, há uma forte tendência de que a resposta mais longa seja a correta, isso porque a alternativa é mais explicada. Ou seja, pintou a dúvida? Olhe com carinho para a alternativa maior. Saiba como manter a concentração durante provas longas.

 

5 | NÚMEROS MÉDIOS

Se as alternativas tiverem números muito extremos, evite chutá-los. É provável que a resposta seja um número meio termo. Exemplo:

a) 4

b) 20

c) 27

d) 31

e) 70

 

6 | ELIMINAÇÃO

Sabe aquelas alternativas sem lógica? Cuidado para não ficar quebrando a cabeça com elas. É bem provável que a banca colocou só para te confundir. É indicado eliminar essas perguntas e focar nas que sobraram.

 

7 | ALTERNATIVAS QUE MAIS APARECEM

É comum que a alternativa correta tenha itens que mais apareceram na questão. Exemplo:

a) Rosa, azul, vermelho

b) Laranja, rosa, azul

c) Rosa, cinza, preto

d) Azul, branco, laranja

e) Laranja, rosa, amarelo

 

8 | QUESTÕES BEM ESCRITAS

Normalmente, quem elabora a prova se preocupa em deixar a alternativa correta bem redigida e clara. Às vezes, até muda ou retira uma palavra para tornar a resposta menos compreensível. Portanto, preste muita atenção na alternativa mais clara! Ela tem grandes chances de ser a certa.

 

AFINAL, QUAL A MELHOR TÉCNICA?

Sem dúvida, é estudar e saber a resposta! O chute, mesmo que seja técnico, deve ser sempre a última opção. É claro, essas técnicas aumentam a probabilidade de acertar uma questão, mas não se garanta nelas! Não se esqueça que a preparação de concursos vai muito além das questões!

 

E AÍ, PREPARADO?

Se achar que não, aproveita e confere logo esses links aqui:

Comente o que você acha das dicas e compartilhe com seus amigos para eles se prepararem. Conhece outras técnicas? Conte para a gente também!

 

 

comaprtilhar 4 0 0 5017
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO