A prova tá chegando e com certeza você já estudou e está preparado. Mas, como todo exame, tem sempre aquelas questões que você deixa para o finalzinho e fica em dúvida de qual é a resposta. O que fazer nessas horas? Chutar, é claro!
Só que não basta apenas chutar por chutar, ainda mais no Enem, que tem um método de calcular as notas com base na dificuldade das perguntas. Para se dar bem, é preciso chutar certo! E aqui vão algumas dicas de como fazer isso:
1 | ALTERNATIVAS PARECIDAS
Para confundir os candidatos, muitas bancas colocam de uma a três respostas parecidas em uma questão. A tendência é que uma delas esteja certa. Exemplo:
a) 9,4 b) 6,8 c) 14,1 d) 12,3 e) 12,7 |
2 | ALTERNATIVAS OPOSTAS
Quando uma questão tem duas alternativas que são completamente opostas, é sinal de que uma das duas deve estar correta. Exemplo:
a) A França é uma monarquia b) A França é uma ditadura c) A França é uma democracia d) A França é parlamentarista e) A França é comunista |
3 | ALTERNATIVAS COM EXCEÇÃO
As alternativas que tem palavras que generalizam, como “sempre”, “jamais”, “nunca”, tendem a estar erradas. Já as que têm palavras como “em geral”, “alguns”, etc, ou seja, que não generalizam, tendem a estar corretas.
Obs: Essa é uma técnica difícil de aplicar. Por isso, use-a apenas quando não souber mesmo a resposta.
4 | ALTERNATIVA COM "TEXTÃO"
Em certos tipos de prova, há uma forte tendência de que a resposta mais longa seja a correta, isso porque a alternativa é mais explicada. Ou seja, pintou a dúvida? Olhe com carinho para a alternativa maior. Saiba como manter a concentração durante provas longas.
5 | NÚMEROS MÉDIOS
Se as alternativas tiverem números muito extremos, evite chutá-los. É provável que a resposta seja um número meio termo. Exemplo:
a) 4 b) 20 c) 27 d) 31 e) 70 |
6 | ELIMINAÇÃO
Sabe aquelas alternativas sem lógica? Cuidado para não ficar quebrando a cabeça com elas. É bem provável que a banca colocou só para te confundir. É indicado eliminar essas perguntas e focar nas que sobraram.
7 | ALTERNATIVAS QUE MAIS APARECEM
É comum que a alternativa correta tenha itens que mais apareceram na questão. Exemplo:
a) Rosa, azul, vermelho b) Laranja, rosa, azul c) Rosa, cinza, preto d) Azul, branco, laranja e) Laranja, rosa, amarelo |
8 | QUESTÕES BEM ESCRITAS
Normalmente, quem elabora a prova se preocupa em deixar a alternativa correta bem redigida e clara. Às vezes, até muda ou retira uma palavra para tornar a resposta menos compreensível. Portanto, preste muita atenção na alternativa mais clara! Ela tem grandes chances de ser a certa.
AFINAL, QUAL A MELHOR TÉCNICA?
Sem dúvida, é estudar e saber a resposta! O chute, mesmo que seja técnico, deve ser sempre a última opção. É claro, essas técnicas aumentam a probabilidade de acertar uma questão, mas não se garanta nelas! Não se esqueça que a preparação de concursos vai muito além das questões!
E AÍ, PREPARADO?
Se achar que não, aproveita e confere logo esses links aqui:
Comente o que você acha das dicas e compartilhe com seus amigos para eles se prepararem. Conhece outras técnicas? Conte para a gente também!