Devido ao aumento alarmante de casos do Coronavírus no Brasil, o governo decidiu lançar uma edição extra do edital do programa Mais Médicos para contratação emergencial de cerca de 6 mil médicos, visando combater a Covid-19.
O edital nº 5 teve as inscrições abertas no dia 14/03/2020 e até o momento conta com 5.226 médicos inscritos. A expectativa é que esses profissionais sejam contratados logo no início de Abril.
Caso as vagas não sejam preenchidas por médicos brasileiros nas chamadas iniciais, o governo pretende abrir novos editais para conseguir ocupar todas as vagas, dentre as convocações estarão: médicos Cubanos que atuaram na edição antiga do programa, estudantes de Medicina a partir do 6º ano e médicos aposentados.
Quer saber como se inscrever, qual o valor da bolsa e mais detalhes sobre o edital? Continue de olho na matéria!
INSCRIÇÃO PARA CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL NO MAIS MÉDICOS
O médico que ainda não se inscreveu e tem interesse em ajudar no enfrentamento da pandemia, pode candidatar-se a uma vaga diretamente pelo site do programa Mais Médicos, até 18h de 22 de março de 2020.
REQUISITO MÉDICO PARA A SELEÇÃO DO NOVO EDITAL
O edital emergencial conta apenas com um único requisito: o profissional médico deve ser formado em instituição de educação superior brasileira ou obter um diploma revalidado no Brasil.
OBS: Os profissionais que possuem título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade, Especialização em Saúde da Família, ou ainda, Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, poderão se beneficiar em função da pontuação dada a esses títulos pelo concurso. |
QUANTO TEMPO DURA O CONTRATO E QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?
O contrato tem duração de 1 ano, com uma bolsa-formação no valor de R$ 12.386,50, enquadrando-se como segurado obrigatório do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e contará ainda com auxílio do Município em que estiver alocado, tais como alimentação e moradia.
QUAIS SERÃO OS LOCAIS DE ATUAÇÃO DOS MÉDICOS?
O reforço no atendimento médico é previsto para em cerca de 1,9 mil municípios, além de 19 distritos sanitários especiais indígenas (DSEIs).
Apesar do programa Mais Médicos ser destinado a municípios mais carentes, foi aberto uma exceção à atuação dos profissionais de saúde aos grandes centros e capitais, onde são esperados mais casos da doença. Contudo, os médicos podem escolher até quatro municípios de atuação.
JÁ SE UNIU AOS MÉDICOS NO COMBATE À COVID-19?
Esta pode ser sua chance de ajudar a população e o mundo em um dos momentos mais difíceis enfrentados na saúde pública. Você também pode fazer parte do time de heróis que estão ajudando a combater a mais uma doença caótica.
E aí, já se inscreveu no edital? Sabe de algum amigo que pode se juntar a este time? Não deixe de compartilhar essa matéria!