Anatomia: Laboratórios, Aulas e Provas - Saiba tudo sobre essa matéria da Medicina

- Quer saber como é a Anatomia na faculdade de Medicina? Entrevistamos diversos alunos para falarem como é o laboratório, como são as aulas e principalmente a tão temida prova de anatomia. Confira!

Para você que está começando ou vai começar a faculdade de Medicina, esse post é muito importante para entender como é a matéria mais temida pelos calouros: a ANATOMIA.

Pode-se dizer que ela é um dos estudos mais profundos e reveladores da Medicina, já que estuda a forma e estrutura do corpo humano e as partes que o formam.

Em algumas faculdades, a Anatomia está inclusa em uma matéria chamada Morfologia, junto com Histologia e Fisiologia. De uma forma ou de outra, o conteúdo é pesado e as provas são contadas no cronômetro. Por isso, ter calma e ter estudado ao longo do período é muito importante para se sair bem e não tomar bomba logo nos primeiros semestres. 

 

A aluna de Medicina, Samantha Minzon, da SOUZA MARQUES conta um pouco como é a Anatomia na faculdade. Lá eles estudam tanto por cadáveres como também por bonecos de última geração. Confira!

 

 

Na UNIGRANRIO, o aluno Lucas Limoeiro conta que a Anatomia é com Fisiologia, juntas elas formam a Morfofisiologia. A dica dele é de ficar estudando no Laboratório de Anatomia até fechar, e se pudesse, ficaria ainda mais!

 

 

Thalita Pires, estudante de Medicina da UFJF, mostra como são as dinâmicas das aulas de Anatomia nos laboratórios. Existem diversas mesas, onde a turma é dividida em grupos de 7 alunos para que fique mais fácil de ver e examinar o que o monitor está ensinando. 

 

 

No Laboratório de Anatomia da UFRGS, os alunos Felipe Fachim e Janaína Schneider contam que recebem todo ano 2 novos cadáveres para o ensino da Anatomia. Com isso eles possuem grande acervo de peças de qualidade, mas lá eles não podem dissecar, apenas os professores na frente dos alunos.

 

 

O aluno de Medicina da SUPREMA, David Guerra, conta que a prova de Anatomia assusta um pouco mas é bem estruturada com uma parte teórica e depois uma prova prática no Laboratório. Por estudarem muito, acaba que não é comum de reprovarem nessa matéria. Aí sim!

 

 

Na UERJ, as aulas teóricas são ministradas com todos os alunos do semestre. Já nas aula práticas, os 104 alunos são divididos em 4 turmas para irem aos Laboratórios aprenderem a Anatomia dissecando cadáveres, como diz o aluno Felipe Sá. Apesar de ser considerada a matéria mais difícil por muitos, também é a mais encantadora nos primeiros períodos. Por isso, empenha-se pois uma boa base nessa fase vai te ajudar lá na frente quando estiver se formando!

 

 

Você que é vestibulando ou calouro de Medicina, gostou dessa matéria? Conta pra gente nos comentários um pouco mais sobre como é e a importância da Anatomia na vida acadêmica. Aproveite para deixar seu like e compartilhe essa matéria com seus amigos medbulandos! Do começo ao fim da sua carreira médica estaremos juntos aqui no Soul Medicina!

Ahhhh… e não deixe de ver nossa websérie sobre as Faculdades de Medicina, que mostra TUDO que você precisa saber sobre cada faculdade do Brasil! ;)

 

comaprtilhar 2 0 0 4027
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO