A importância do planejamento financeiro para a carreira do médico

- Veja como o planejamento financeiro pode contribuir para a carreira do médico e como ela pode ajudar a conquistar seu próprio consultório.

Planejar a área financeira é extremamente importante para quem quer ter uma vida bem sucedida, mas esta não é uma tarefa fácil, principalmente para você, médico(a), que possui uma vida hiper agitada trabalhando entre um plantão e outro. Quer saber como montar um planejamento financeiro e como ele pode te ajudar a conquistar seu próprio consultório médico? Confira abaixo nosso passo a passo! 

 

 

CENÁRIO FINANCEIRO DOS MÉDICOS BRASILEIROS E O IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA

Cerca de 9 MILHÕES DE PESSOAS ESTÃO ENROLADOS COM DÍVIDAS NO BRASIL, sendo 18% das pessoas de até 20 anos estão com o CPF “sujo”. A maior parte dos médicos brasileiros vivem um cenário de caos financeiro, onde grande parte não conseguem aplicar a inteligência médica voltada para as finanças. 


O excesso da jornada de trabalho, o reduzir o tempo de lazer e de convívio familiar fazem com que haja cada vez mais estresse e diminua a capacidade de trabalho. Não ter tempo para se organizar financeiramente é o principal fator que dificulta o médico a abrir seu próprio consultório. Mas se você sonha em conquistar uma carreira médica independente, se liga nas dicas baixo!

 

 

DICA$ PARA A INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA

1. IDENTIFIQUE COM DETALHES O SEU RENDIMENTO 
Você precisa identificar com a maior proximidade possível quanto é o seu rendimento. A partir disso, os outros passos vão ser feitos com o melhor planejamento. A verdade é que a maioria dos médicos não sabem quanto ganham, isso porque normalmente eles têm um salário fixo e outros são salários variáveis que dependem de quantos plantões conseguem fazer por mês. Essas variações implicam no desconto que pode ser mais ou menos impostos, e portanto, causam uma dúvida no valor real do seu rendimento mensal. 

 

2. IDENTIFIQUE SEU GASTO MÉDIO MENSAL (gastos fixos, variáveis, dívidas atuais)
O gasto médio mensal é o quanto você utilizou sua renda durante o mês. Ou seja, inclui o suas mensalidades de dívidas fixas (celular, internet, curso) e mais o dinheiro que você direciona para projetos e ações. Portanto é o total de gastos que você obtêm mensalmente! O ideal é que o gasto seja calculado do primeiro ao último dia do mês.  

 

3. PROTEJA O SEU PATRIMÔNIO (seguros e planos de Saúde)
Caso você tenha casa e/ou carro, o ideal é que você proteja seu patrimônio através de seguros (seguro do carro, da casa e de vida). Mas o que isso tem haver com planejamento financeiro? Esta estratégia é muito importante para caso haja algum abalo nesses itens citados acima, alguma situação que venha levá-lo a perder grande parte do seu patrimônio conquistado com muito esforço e suor.

Se isso acontecer, você estará assegurado e não precisará custear nenhum valor a mais na sua renda e, com isso, evitará ficar negativado na conta. Então se você ainda não fez, ainda dá tempo de correr para proteger seu patrimônio!

 

4. SEPARE SEU PATRIMÔNIO DE SEGURANÇA (reserve seu dinheiro e esteja preparado para os imprevistos!)
Se você tem o costume de juntar dinheiro e separar aquela graninha para reserva, você está no caminho certo! Porque se acontecer uma eventualidade, seja para o bem ou mal, você não será pego desprevenido e não precisará desembolsar valores altos. Um patrimônio considerado bom, por exemplo, é acumular 6 meses do seu gasto médio mensal.

 

5. FAÇA INVESTIMENTOS ROBUSTOS (faça investimentos mais robustos e tenha um maior rendimento)
Normalmente o investimento robusto é aquele que rende seu dinheiro por um período maior do que aquele investido na poupança, que possui um rendimento aproximado de 6% ao ano, sendo possível pegar o dinheiro a qualquer momento. Apesar de parecer um bom caminho, corre mais risco de você não conseguir guardar o dinheiro por muito tempo e com isso não gerar um lucro considerável! 

Já quando você investe em algum rendimento com renda variável que tenha uma liquidez baixa, você passa a ter uma maior exposição ao capital no mercado com uma maior possibilidade de rendimento de juros, pois os investimentos mais robustos “prendem” o dinheiro por 1, 2 ou 3 anos. O fato de não haver movimentação, a longo prazo traz um rendimento exponencial.

 

 

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARA O SEU CONSULTÓRIO MÉDICO

Abrir um consultório é um sonho de milhares de médicos brasileiros, que visam maior renda e mais autonomia no trabalho. Claro, é um desafio montar algo próprio, do zero, além de ser um negócio com muitos prós e contras, como qualquer outro. Por isso, é extremamente importante ter um bom planejamento para se dar bem nesse empreendimento

Qualquer informação sobre a saúde do paciente precisa ser anotada no prontuário. O controle financeiro do seu consultório deve funcionar da mesma maneira. Para chegar aos perfis de poupador ou financista, anote o quanto você ganha, o quanto você gasta e principalmente como gasta. Lembrando sempre que as contas do consultório jamais devem se misturar com as pessoais.

Mantenha todos os comprovantes de compras em um bloco de anotações e leve-o sempre consigo. Também há as opções de planilha e aplicativos gratuitos, apenas encontre a melhor forma e registre tudo! 
 
O passo seguinte é avaliar o fluxo financeiro periodicamente para identificar padrões. Recomenda-se manter a análise por, pelo menos, quatro a seis meses. É uma forma de se organizar para médio e longo prazo altamente recomendável.

Veja aqui como conquistar seu primeiro paciente! 

 

 

PLANEJE SUAS FINANÇAS E CUIDE DA SUA SAÚDE FINANCEIRA

Antes de cuidar das pessoas, cuide da sua saúde financeira e do seu bem-estar! Mais do que ganhar dinheiro, é preciso saber administrá-lo. Não deixe o dinheiro dar plantão sobre você! Mas não pare por aqui, busque aulas, cursos e informações dentro da linguagem médica que te ajudem a investir e cuidar da sua saúde financeira. Afinal, para quem pensa no futuro do próximo todos os dias, pensar no seu deve ser prioridade.

E aí, como anda seu investimento? Você tem o costume de planejar seu dinheiro? Compartilhe com seus amigos e juntos conquistem sua tão sonhada independência financeira! 

 

comaprtilhar 24 0 0 2447
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO