A UECE (Universidade Estadual do Ceará) está localizada em Fortaleza-CE, fundada em 1973. Em pesquisa da Folha de São Paulo, ela foi eleita 7ª melhor universidade estadual do Brasil em 2016, sendo a melhor universidade estadual das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O curso de Medicina foi implementado em 2002 e obteve a 3ª maior nota no país pelo ENADE em 2017.
VESTIBULAR DE MEDICINA
A inscrição para o vestibular da UECE custa R$ 130 e oferece 40 vagas para Medicina por ano. A relação candidato vaga foi de 160,1 em 2017. O exame é dividido em 2 dias. O primeiro tem questões de Conhecimentos Gerais de múltipla escolha: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Geografia, História, Matemática, Física, Química e Biologia. No segundo, são 4 provas: uma de Redação e três específicas, de acordo com o curso de opção do candidato. A universidade também oferece 25% das vagas através do Enem.
CONVIVÊNCIA
O campus de Medicina é afastado do centro da cidade e são pouquíssimos alunos semestralmente, o que dá uma cara de “família” para as turmas. Muitas pessoas se juntam para ir e voltar das aulas, além de dividirem e doarem materiais para os novos alunos.
BOLSAS DE ASSISTÊNCIA
A UECE oferece diversas bolsas de assistência aos alunos de baixa renda através da Célula de Assistência ao Estudante. De moradia, são 300 bolsas nos Campi do Interior e 600 na Capital, além de residência própria em Quixadá. Também há um restaurante universitário para os alunos fazerem suas refeições.
INTERNATO
A partir do 5º ano, os alunos inciam o internato e são divididos em grupos e especialidades através de sorteios para poderem rodar na maioria das áreas possíveis.
Os hospitais que os alunos frequetam são: Hospital Geral de Fortaleza, Hospital César Cals, Hospital Infantil Albert Sabin, Hospital Mental de Messejana, Hospital Waldemar Alcântara, Hospital de Messejana, Hospital São José, Instituto do Câncer do Ceará, Instituto Dr. José Frota e Centro de Dermatologia Dona Libânia.
Também há um internato eletivo de 1 mês no qual os estudantes podem atuar em outros hospitais do Brasil e um internato rural no interior do Estado, com tudo pago pela UECE. Em Fortaleza, eles realizam plantões noturnos e trabalham também nos fins de semana.