A SUPREMA (Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora) é uma faculdade de Medicina localizada em Juiz de Fora, em Minas Gerais. Ela surgiu em 2004 através do empenho de médicos locais que queriam mais uma opção de cursos de saúde para os estudantes da região. A mensalidade do curso de Medicina é de R$ 6.603,20 mil.
VESTIBULAR DE MEDICINA
Para estudar na SUPREMA, o interessado pode fazer o vestibular próprio da universidade que custa R$ 490. Ele tem 60 questões objetivas de português, inglês, matemática, química, biologia, física, geografia e história, além de uma prova aberta de biologia e uma redação, que valem 20 pontos cada completando a prova de 100 pontos no total. São 60 vagas. Além disso, também há a possibilidade de ingressar via Prouni e Fies, que oferecem mais 5 a 6 vagas.
QUALIDADE DE VIDA
A qualidade de vida em Juiz de Fora é ótima e, apesar de afastada do centro, os alunos tem uma fácil locomoção pela cidade e pelo campus. Um ônibus é fornecido pela SUPREMA para os alunos se locomoverem pela cidade e são várias as linhas de transporte público de Juiz de Fora que vão até a faculdade. Se quiser ir de carro, o estacionamento do campus é gratuito e sobram vagas.
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
Durante o ciclo básico, por uma semana inteira, os alunos fazem um trabalho que vale nota para todas as disciplinas. Ela funciona da seguinte forma: os alunos se dividem em grupos de 10 a 11 pessoas e recebem um tutor, que passam perguntas para esses alunos sobre um tema específico e tem uma semana para responder o caso. É parecido com a tutoria, do método PBL. A articulação costuma valer 1 ponto e os outros 9 são da prova normal, de cada disciplina. A média para passar é 6.
PRÁTICAS MÉDICAS
As atividades práticas do ciclo clínico são feitas no HMTJ (Hospital Maternidade Therezinha de Jesus), que é o hospital onde também acontece o internato. Lá, os alunos passam metade do período no ambulatório e metade no rodízio. Os ambulatórios são considerados de excelência pelos alunos. Na parte teórica, algumas matérias do ciclo clínico são: cardiologia, pneumologia, reumatologia e psiquiatria.
INTERCÂMBIO
A SUPREMA participa do IFMSA (Federação Internacional das Federações de Estudantes de Medicina). Por meio dela, os alunos publicam as atividades mais importantes de seus currículos que valem ponto para o programa de intercâmbio internacional. Os alunos precisam ter um certificado de inglês para participar.