A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais foi criada em 1911, 16 anos antes da própria UFMG, que foi fundada em 1927. Ela fica em Belo Horizonte, capital do Estado. A faculdade recebeu nota 4 no ENADE, é considerada a 4ª melhor Universidade do país e tem o 3º melhor curso de Medicina do Brasil, estando ainda no Top 100 mundial segundo a Quacquarelli Symonds (QS), uma das principais organizações de medição de qualidade do ensino superior. No vestibular de Medicina ingressam 320 alunos por ano. A UFMG é a faculdade de Medicina que mais abre vagas no Brasil. Grandes nomes passaram pelos corredores da universidade, como Juscelino Kubitschek e Guimarães Rosa.
VESTIBULAR DE MEDICINA
A chance de ingressar é apenas uma vez por ano no curso, através do ENEM, concorrendo a uma das 320 vagas. A UFMG é a faculdade de Medicina que mais abre vagas no país e, em 2017, a relação candidato vaga foi de 49,77. A nota de corte da última chamada foi 811.17.
PESQUISA CIENTÍFICA
A UFMG é um dos maiores núcleos de inovação do Brasil. Em 2010, foi a instituição brasileira que mais requereu patentes, segundo dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Fora 350 patentes nacionais e 110 internacionais. Todo professor da grade curricular é um pesquisador. Existem 2 tipos de iniciação científica. Na voluntária, o aluno precisa entrar em contato com o professor da área que prefere e pedir uma vaga. Na inciação com bolsa, algumas entradas tem provas ou o próprio professor convida o aluno. A carga é de 12-16 horas semanais e a maioria das bolsas têm valor de R$ 400 reais.
PRÁTICAS MÉDICAS
A partir do 2º período, os alunos tem a matéria IAPS (Introdução a Atenção Primária da Saúde), quando aprendem sobre o funcionamento do SUS (Sistema Único de Saúde). Os estudantes saem com os agentes comunitários de saúde pela região, visitam casas e tentam criar um plano terapêutico para apresentar ao médico.
INTERNATO NA UFMG
Na época de internato, os estudos ficam por conta dos alunos. Eles estudam em casa, na faculdade discutem as questões com os professores e então partem para as práticas. 2 dos hospitais usados no internato são de referência: o Hospital de Trauma João Xlll e o Hospital das Clínicas de Belo Horizonte.
Também há o internato rural, que é obrigatório e acontece no 6º ano do curso de Medicina. Os alunos fazem um rodízio trimestral em cidades do interior do Estado e região metropolitana de Belo Horizonte. Veja como ele funciona.