A faculdade de Medicina da UNESP (Universidade Estadual de São Paulo) fica em Botucatu, interior paulista. Ela foi criada em 1963 e implementada a Universidade em 1976. A faculdade é avaliada como a 5º melhor do país pela Folha de São Paulo e recebeu nota 4 do ENADE em 2017. O curso de Medicina é o mais disputado do Brasil. A faculdade tem extrema importância na comunidade, já que cuida da população local.
VESTIBULAR DE MEDICINA
A UNESP tem um vestibular próprio como forma de ingresso no curso de Medicina. É uma prova muito concorrida, com 307,8 candidatos por vaga. O vestibular tem uma taxa de R$ 170,00 e oferece 90 vagas.
CONVIVÊNCIA
A cidade de Botucatu é de interior. Ao contrário do agito de São Paulo, os alunos levam uma vida tranquila. Muitos se juntam para ir e voltar de suas casas, estágio e internato de carona. Há, inclusive, diversos pontos de carona espalhados pela região.
ATIVIDADES EXTRAS
A faculdade de Medicina tem diversas ligas acadêmicas para os alunos participarem, além de bolsas de monitoria. A Atlética da UNESP é forte e tem sua própria sede, mas ainda está crescendo.
INTERNATO
O internato é realizado no Hospital das Clínicas, cumprindo um papel social, já que atende a população em diferentes especialidades. Também no Hospital Estadual Bauru e Hospital Saudáveis.
INTERCÂMBIO
Os estudantes podem fazer estágios fora do país através de dois programas: o AREX, organizado pela própria faculdade ou pelo IFMSA, programa que abrange várias escolas brasileiras e leva os estudantes para um estágio de 1 mês em algum dos mais de 120 países participantes, sem custos. Para participar, o candidato deve ter um bom curriculo com participações em diversas atividades extracurriculares. Veja opções de intercâmbio aqui.