A faculdade de Medicina da UFBA é a mais antiga do Brasil, tendo seu início em 1808, em Salvador, capital da Bahia. Atualmente, é a 21ª melhor universidade do Brasil eleita pelo MEC e recebeu nota 4 do Enade. Segundo o jornal Folha de São Paulo, possui o 18º melhor curso de Medicina do país. Diversos nomes importantes da Medicina no país como Nina Rodrigues, Juliano Moreira, Pirajá da Silva, João Targino estudaram na faculdade.
VESTIBULAR E B.I
A forma de ingresso na UFBA é pelo Enem. A nota de corte para Medicina foi a mais alta da Universidade em 2017, 784,65. Na UFBA também tem o BI (Bacharelado Interdisciplinar), onde os alunos estudam 3 anos de matérias básicas de todos os cursos de saúde e, quando terminarem, podem entrar na faculdade que preferirem (Medicina, por exemplo), podendo cortar matérias já estudadas. No BI a concorrência é bastante alta, são aproximadamente 300 candidatos brigando por 32 vagas.
METÓDO DE ENSINO
A faculdade ainda possui o ensino tradicional, mas os professores tentam mudar a metodologia. Eles aplicam pré-testes antes do início de todas as aulas sobre um assunto abordado anteriormente pelo professor. Os alunos estudam o conteúdo em casa, parecido com o que é feito no método PBL. Saiba como ele funciona aqui.
INTERNATO
O internato de Medicina da UFBA é feito no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES), Maternidade Climério de Oliveiras, Centro Pediátrico Professor Hosanah de Oliveira (CPPHO), Ambulatório Professor Francisco de Magalhães Neto (AMN). São 10 semanas em cada especialidade médica durante o 5º ano e 12 semanas durante o 6º. Os alunos fazem plantões noturnos.