A EMSM (Escola de Medicina Souza Marques) é uma faculdade de Medicina particular fundada em 1966, em Cascadura, zona norte do Rio de Janeiro. É considerada uma das melhores universidades particulares do RJ e conta com uma infraestrutura considerada de alto nível pelos alunos. O valor da mensalidade é de R$ 9.100 e a faculdade não aceita Fies ou entrada via Prouni. A Souza Marques aceita o Enem como forma de ingresso e também tem um vestibular próprio.
VESTIBULAR DE MEDICINA
O vestibular da EMSM é anual e concede 192 vagas. As provas acontecem no final de novembro ou início de dezembro e na lista de aprovados há, mais ou menos, quatro repescagens. Em 2016, o vestibular de Medicina da Souza Marques teve 21 candidatos por vaga e a primeira nota de corte foi 734,38. A prova da Souza é parecida com o Enem, que também é um caminho para o interessado prestar Medicina na faculdade.
ATIVIDADES EXTRAS
Como conteúdo extra, os alunos podem participar das Ligas Acadêmicas, organizam palestras e outras atividades que visem aprofundar conhecimentos de determinada área médica. As vagas são segmentadas por período e, para participar, os alunos precisam fazer uma prova. As Ligas enriquecem o conteúdo do estudante e a participação pode ser um diferencial em provas de residência médica. Os alunos também podem dar aulas de monitoria e, para participar, basta fazer uma prova e passar por uma entrevista. As monitorias não são remuneradas, mas os melhores classificados, ganham desconto nas mensalidades da faculdade.
PRÁTICA MÉDICA
No 2º ano de faculdade, os alunos têm experiência em um laboratório da EMSM com métodos novos de aprender suporte básico de vida usando bonecos novos. O internato da faculdade Souza Marques é feito nos últimos 2 anos do curso. No primeiro ano, os alunos rodam em 4 grandes áreas médicas: pediatria, ginecologia e obstetrícia, clínica médica e cirurgia. Cada ciclo dura 2 meses e os alunos passam por diferentes hospitais como o do Itanhangá, Carmela Dutra, Miguel Couto, Souza Aguiar e Salgado Filho. A faculdade não tem hospital próprio.