A FAMINAS (Faculdade de Minas) é uma Universidade particular recente, inaugurada em 2002 em Belo Horizonte. Seu curso de Medicina surgiu em 2012, 12 anos depois da unidade matriz em Muriaé, no interior de Minas Gerais. O preço da mensalidade é R$ 8.881,85 e o curso tem duração de 6 anos. Um dos destaques do Campus é o Simulab, um laboratório que os alunos frequentam desde o início da vida acadêmica para se prepararem para as práticas médicas.
VESTIBULAR DE MEDICINA
Os interessados tem duas chances por ano de entrar na FAMINAS. Os vestibulares acontecem em junho e novembro, com provas feitas em um único dia que valem 100 pontos. Os vestibulandos fazem uma redação valendo 20 pontos, 50 questões objetivas de português e literatura, biologia, química, língua estrangeira, física e matemática e duas questões discursivas de química e duas de biologia. Além do vestibulares, é possível entrar pelo ProUni e financiar o curso por meio do Fies ou com bancos parceiros da Universidade.
ACOLHIMENTO DOS CALOUROS
Como é uma faculdade particular, o investimento não é pequeno. Sendo assim, os alunos novos tem “padrinhos” ou “madrinhas”, que são veteranos que doam materiais, livros, textos, resumos e o que for possível para que os calouros possam economizar. O convívios entre veteranos e calouros são harmoniosos desde o trote, quando os mais antigos recebem os novos com picolé e pintam os corpos dos estudantes.
SIMULAB
O Simulab da FAMINAS é um espaço para os alunos se prepararem desde o 1º período para as práticas médicas. Lá, eles tem 3 oportunidades de aprenderem (simulando, observando e durante o debriefing). Cada sala tem uma espaço extra de observação. Os alunos relatam que os laboratórios ajudam a se acostumar com o ambiente hospitalar e não sentir um choque no futuro, além de terem oportunidade de errar várias vezes até acertarem.
No ciclo clínico, os alunos vão para as Unidades Básicas de Saúde atenderem pacientes, fazer diagnósticos e tratamento, além de participarem e assistirem cirurgias.
INTERCÂMBIO
A FAMINAS é a única Universidade de Belo Horizonte que participa do projeto IFMSA (Federação Internacional das Federações de Estudantes de Medicina). É um projeto de intercâmbio nacional e internacional em que os alunos participam de uma ação social. O intercâmbio visa uma atuação local, com impacto global e os participantes ainda ganham um certificado de horas complementares. Confira o programa.