A UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) foi criada em 1960, 10 anos após o próprio curso de Medicina ter início no local. É a faculdade do Brasil com mais publicações científicas e ganhou nota máxima (5) do Enade na última avaliação. A faculdade oferece 90 vagas por semestre para o curso, que é o mais concorrido pela instituição.
VESTIBULAR DE MEDICINA
O PISM (Programa de Ingresso Seletivo Misto) é uma oportunidade diferente para ingressar na faculdade de Medicina. O interessado faz uma prova no final de cada ano do ensino médio, soma a pontuação e tentam entrar na Universidade. As provas são divididas em duas fases. A primeira com questões discursivas de português, matemática, geografia, sociologia, biologia e química. A segunda tem questões discursivas de literatura, biologia, física, história, química e filosofia.
MÉTODO TRADICIONAL
O curso de Medicina segue o método tradicional e dura 6 anos, divididos em ciclo básico, clínico e internato, cada um com duração de 2 anos. O internato é feito no hospital escola Hospital Universitário Und. Dom Bosco e no Hospital Universitário Und. Santa Catarina, onde acontecem a maioria das aulas. Nessa fase, o contato é direto com os ambulatórios de pneumologia, patologia e cardiologia. Cada matéria tem um local e formato de aula diferente. Algumas são em ambulatórios e dá aos alunos acesso a várias cirurgias.
GRADE CURRICULAR
No início, no ciclo básico, os alunos são divididos em horários e professores diferentes. A preferência na escolha se dá pelo IRA (Índice de Rendimento Acadêmico), que também serve como critério de desempate em concorrência para monitoria. O IRA dá a possibilidade do estudante escolher os melhores horários para cumprir a grade curricular da UFJF, que conta com 7.640 horas/aula.
ATIVIDADES EXTRAS
Como atividades extracurriculares, os alunos podem fazer pesquisa científica, monitoria (remunerado), projetos de pesquisa, intercâmbio (remunerada). Existe uma atividade extracurricular para cada área de interesse do aluno na profissão. Também tem as Ligas Acadêmicas.
INTERCÂMBIO
O curso de Medicina da UFJF faz parte da IFMSA (Federação Internacional das Federações de Estudantes de Medicina). Os alunos acumulam pontos com atividades extracurriculares, projetos feitos durante a vida acadêmica e outras coisas importantes para o currículo para terem preferência na escolha de um lugar no mundo para fazer o intercâmbio. Veja como ele funciona.