A Universidade do Grande Rio (Unigranrio), oriunda da antiga AFE (Associação Fluminense de Educação), é uma faculdade particular com campus localizado no municípios de Duque de Caxias e no bairro da Barra da Tijuca, no município do Rio de Janeiro. O Curso de Medicina é um dos mais concorridos entre as universidades particulares do Estado. Em 2009, a Unigranrio conquistou o título de 2ª melhor universidade particular do Estado do Rio de Janeiro e, em 2016, recebeu nota 4 na avaliação do MEC. A mensalidade do curso de Medicina é R$ 8.711.
VESTIBULAR DE MEDICINA
O estudante pode ingressar no curso de Medicina da Unigranrio através do Enem (com vaga direta ou pelo Prouni), Fies e o vestibular da faculdade, que custa R$300 e é divido em duas partes. A primeira tem prova de matemática e história e a segunda com biologia, química, português, física, geografia e redação. São 60 vagas por semestre (5 do Enem, 5 do Prouni e 50 do vestibular da Unigranrio).
MÉTODO DE ENSINO
O Ensino de Medicina é tradicional e dividido em básico, clínico e internato, cada um com 2 anos de duração. Os alunos têm à disposição diversos laboratórios na faculdade e um ambulatório para fazer atendimento aos moradores da região, além de uma clínica da família integrada ao campus da Unigranrio Barra. Se você gosta da instituição, mas prefere uma metodologia ativa, a Unigranrio de Caxias utiliza o método PBL. Saiba a diferença de ambos.
PRÁTICAS MÉDICAS
A partir do 2º período, os alunos fazem aulas no laboratório começando com coisas simples e, do 5º período em diante, já vão para os laboratórios divididos em especialidades e fazendo um rodízio toda semana. É um atendimento público, sem custos para a população. Durante o internato, os alunos rodam nas principais especialidades médicas ao longo dos 4 períodos, em diferentes unidades de saúde. São elas: o laboratório da faculdade, o Maternidade Leila Diniz, o IML; os hospitais Souza Aguiar, Miguel Couto e Quinta D’or.
INTERCÂMBIO
A Clev tem um processo de intercâmbio com duração de 1 mês para os alunos de Medicina em diversos países. O programa funciona da seguinte forma: quanto mais intercambistas a faculdade recebe, mais pontos ela ganha para enviar alunos a outros países. Conforme a quantidade de pontos que o aluno acumula em atividades durante o curso (monitoria, pesquisa, Liga, entre outras), ele pode escolher o país que vai viajar. Os países receptores tem que dar moradia e, pelo menos, refeição ao estudantes. Conheça o programa.